dc.contributor.advisor | Chequim, Caroline Corrêa Fortes | |
dc.creator | Gomes, Fátima Marinho | |
dc.date.accessioned | 2016-08-16T14:16:15Z | |
dc.date.available | 2016-08-16T14:16:15Z | |
dc.date.issued | 2010-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2005 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the inclusion of students with Down syndrome to
the dynamics of the classroom of regular education. The overall objective of the
article was to describe and reflect on the difficulties, the limits and possibilities of
teacher performance that have disabled students in regular education class. The
research methodology was data collection instruments to observe the students in the
two chosen classes, interviews and informal conversations with two teachers,
learning about teaching practice from the standpoint of the teacher. The results
showed that even the teachers supported the initiatives of the inclusion of students
with disabilities in regular classes, recognize that this practice still occurs in a very
precarious, requiring the need to make adjustments to teaching and curriculum. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Aspectos da prática pedagógica relacionada à educação inclusiva nas classes regulares de ensino | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a inclusão do aluno com Síndrome
de Down à dinâmica da sala de aula do ensino regular. O objetivo geral do artigo foi
a descrever e refletir sobre as dificuldades, os limites e as possibilidades de atuação
do professor que tem aluno com deficiência na classe de ensino regular. A
metodologia da pesquisa teve como instrumentos de coleta de dados a observação
dos alunos nas duas classes escolhidas, entrevista e conversas informais com duas
professoras, buscando conhecer a prática pedagógica do ponto de vista do
professor. Os resultados evidenciaram que mesmo as professores apoiarem as
iniciativas da inclusão de alunos com deficiência nas classes regulares, reconhecem
que esta prática ainda ocorre de forma bastante precária, havendo necessidade de
necessidade da realização de adaptações pedagógicas e curriculares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |