dc.contributor.advisor | Rech, Tatiana Luiza | |
dc.creator | Guimarães, Márcia Cristina Lemos | |
dc.date.accessioned | 2016-08-16T14:27:42Z | |
dc.date.available | 2016-08-16T14:27:42Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2006 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Ensino da geometria | por |
dc.subject | Práticas educacionais | por |
dc.title | Ensino da geometria e o aluno com déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Governador Valadares, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar, por meio da observação
e monitoramento das aulas, se o ensino da geometria pode, de alguma forma,
contribuir no desenvolvimento dos alunos com déficit cognitivo. As observações
foram feitas em uma escola estadual, localizada num distrito de Governador
Valadares (MG), tendo como foco a disciplina de matemática, com alunos do 6º ano
do Ensino Fundamental. Meu intuito inicial nessa investigação foi buscar
informações para compreender melhor o desenvolvimento dos alunos com déficit
cognitivo e, por meio disso, pensar em novas estratégias que possibilitassem o
aprendizado dos mesmos de forma efetiva. As observações e posteriores análises
mostraram que o ensino da geometria favorece momentos de atividades em grupo,
contribuindo muito para o progresso e interação dos alunos com déficit cognitivo, na
escola regular. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |