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dc.contributor.advisorCamfield, Claudio Eduardo Ramos
dc.creatorCosentino, Gabriel Flores
dc.date.accessioned2020-11-03T11:48:52Z
dc.date.available2020-11-03T11:48:52Z
dc.date.issued2019-10-27
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20115
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectBrigada Militarpor
dc.subjectSatisfação dos usuáriospor
dc.titleA comunicação interna no serviço da Brigada Militar de uma cidade do interior do RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administração.por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo avaliar a satisfação dos servidores militares (SM) do 39º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em relação às práticas de comunicação interna desenvolvidas nos diversos setores da administração do serviço. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, método de estudo de caso, com abordagem quantitativa, sendo aplicado um questionário enviado via online para os SM vinculados ao 39º BPM. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a outubro de 2019, totalizando 51 servidores pesquisados. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva. A maior parte dos SM que participaram da pesquisa estava na faixa etária compreendida de 21 a 30 anos (43,13%), sendo do sexo masculino (82,35%), 80,40% exerciam atividade profissional como soldados e 78,43% não exerciam cargo de chefia. Das 51 participações, onze afirmaram exercer cargos de chefia, o que corresponde a 21,57% dos servidores, 35,29% estava trabalhando até cinco anos. Quanto à percepção do grau de satisfação dos SM com a comunicação interna no 39º BPM constatou-se que mais da metade (53,6%) estava satisfeita, com exceção da qualidade e quantidade dos equipamentos de comunicação fornecidos onde 35,29% estavam satisfeitos. Conclui-se que de forma geral que os SM aproximadamente 50% estão satisfeitos com a comunicação interna que ocorre no 39º BPM, porém como não constituíram maioria, sugere-se que haja mais investigações promovendo uma discussão e reflexão mais ampla sobre esse tema com fim de melhorar a comunicação interna.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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