Propostas emergentes: a videoaula como recurso pedagógico no ensino superior
Abstract
A presente dissertação tem como tema a produção de videoaula.O objetivo de pesquisa é sistematizar um projeto pedagógico para implementar oficina de capacitação docente com foco na produção de videoaula no ensino superior. Como questão norteadora da pesquisa elaborou-se o seguinte: em que medida a videoaula contribui como recurso pedagógico no ensino superior presencial e a distância? Este estudo tem como área de concentração tecnologias educacionais em rede para inovação e democratização da educação e está inserido na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. A pesquisa adotou os procedimentos metodológicos típicos do Design- Based Research (DBR). O estudo ocorreu em quatro fases e três ciclos iterativos em contexto de capacitação de professores universitários e estudantes de pós-graduação com foco no uso do software livre de captura de telas Kazam. Para a coleta de dados foram aplicados questionários diagnóstico e avaliativo, dados registrados durante oficina, design da oficina, bem como feedback dos participantes durante as atividades realizadas. O primeiro ciclo foi a aplicação dos questionários e a oficina de produção de videoaula com o grupo de pesquisa GEPETER. Após a análise dos dados do questionário e aplicação da oficina, realizou-se o redesign para a próxima aplicação. No segundo ciclo optou-se por disponibilizar o questionário diagnóstico de forma online para os setores de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria. No terceiro ciclo aplicou-se a oficina e o questionário avaliativo para o grupo de professores inscritos na oficina realizada via Núcleo Tecnologia Educacional. Obteve-se como resultados, que a produção de videoaula é um recurso pedagógico de grande potencial audiovisual nos processos de ensino-aprendizagem, proporcionando mudanças no contexto educacional mediado pelas tecnologias educacionais em rede. O produto final do mestrado profissional é a “Proposta Pedagógica Baseada em Pesquisa: Oficina de Produção de Videoaula com Software Livre de Captura de Tela Kazam”. Trata-se de um subsídio para gestores e instituições educacionais que pretendem investir em processos de capacitação de professores visando fomentar inovação pedagógica.
Collections
The following license files are associated with this item: