dc.creator | Saccol, Flávio | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T10:31:54Z | |
dc.date.available | 2020-11-23T10:31:54Z | |
dc.date.issued | 2018-03-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20158 | |
dc.description.abstract | Distance Education (EAD), consolidated as an educational modality, arousing over
time, and a fundamental debate for those who are reflecting about the direction of
education in a society increasingly interconnected by digital technology networks. At
present, it is observed the accelerated development of software and network
technologies created or adapted to serve this expanding market. Thus, the present
dissertation aimed to analyze through a case study in a private higher education
institution the networked educational technologies that make up a model of EAD
governance, in particular the control of evasion (GVWise) and eletronic document
management (Docuware), highlighting the limits and potentialities of tools when used
within the context of collaborative governance. The procedures adopted for the
research were bibliographic research, documentary analysis and analysis of the
technological tools directed to educational governance. The technique adopted in the
bibliographic research was direct observation, analysis of documents and
technological tools, fiches and abstracts. In this way, the dissertation was inserted in
the Network Educational Technologies Management Line of the Master in Network
Educational Technologies, which obtained as a product a comparative parallel
between the management processes carried out before the inclusion of the
technological tools, and after their inclusion, allied to the theory of base based on
reference authors in the study of information society, where it was possible to verify
the potentialities that the educational technologies in network propitiate the academic
governance in the EAD modality, besides proposing a governance model applied to
the control of evasion using the educational technologies networks studied. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Governança educacional | por |
dc.subject | Tecnologias educacionais em rede | por |
dc.subject | Controle de evasão | por |
dc.subject | Gerenciamento eletrônico de documentos | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Education governance | eng |
dc.subject | Networked education technologies | eng |
dc.subject | Evasion control | eng |
dc.subject | Electronic document management | eng |
dc.title | Tecnologias educacionais em rede colaborativas e governança EAD | por |
dc.title.alternative | Educational technologies in collaborative network and governance EAD | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Educação a Distância (EAD), consolidada como modalidade educacional, suscita
ao longo dos tempos, um debate fundamental para quem está refletindo sobre os
rumos da educação numa sociedade cada vez mais interconectada por redes de
tecnologia digital. Na atualidade, observa-se o desenvolvimento acelerado de
softwares e tecnologias de rede criada ou adaptada para servir a esse mercado em
expansão. Assim, a presente dissertação teve como objetivo analisar através de um
estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada as tecnologias
educacionais em rede que compõem um modelo de governança da EAD, em
especial as ferramentas de controle de Evasão (GVWise) e de Gerenciamento
Eletrônico de Documentos (Docuware), destacando quais os limites e
potencialidades das ferramentas quando utilizadas dentro do contexto de
governança colaborativa. Os procedimentos adotados para a pesquisa foram
pesquisa bibliográfica, análise documental e análise das ferramentas tecnológicas
direcionadas a governança educacional. A técnica adotada na pesquisa bibliográfica
foi à observação direta, análise de documentos e ferramentas tecnológicas,
fichamentos e resumos. Dessa forma, a dissertação foi inserida na Linha de Gestão
de Tecnologias Educacionais em Rede do Mestrado em Tecnologias Educacionais
em Rede, que obteve como produto um paralelo comparativo entre os processos de
gestão realizados antes da inclusão das ferramentas tecnológicas, e após a inclusão
destas, aliado a teoria de base baseada em autores referência no estudo de
sociedade informacional, onde foi possível constatar as potencialidades que as
tecnologias educacionais em rede propiciam a governança acadêmica na
modalidade EAD, além de propor um modelo de governança aplicado ao controle de
evasão utilizando as tecnologias educacionais em rede estudadas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tybusch, Jerônimo Siqueira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6477064173761427 | por |
dc.contributor.referee1 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315096515847809 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Andréia Machado | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7243757837987821 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5454146564781565 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |