dc.contributor.advisor | Barcellos, Marilia de Araujo | |
dc.creator | Marques, Laura Simon | |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T14:11:12Z | |
dc.date.available | 2020-11-25T14:11:12Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20172 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2019 | por |
dc.description.abstract | This final paper intends to investigate the editorial phenomenon that was the book series “50 Shades of Gray”, since its year of publication in 2012. In the past they were fanfictions about Twilight, and they were written by British author E.L James. By investigating this case study, anchored in the theories of the authors Thompson (2013) and Bourdieu (1992), I seek to understand how super best sellers behave within the publishing market and its impacts, both in the industry, but also culturally. Through a collection of data gathered on the PublishNews’s bestseller list for seven years, from 2012 to 2019, I trace its trajectory here in Brazil, noting its variations in sales numbers over the years, as well as study the possible reasons for its huge success with the public, highly questioned by critics who consider the trilogy to be of terrible quality, with the help from the works of Sodré (1988) and Illouz (2013). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | 50 tons de cinza | por |
dc.subject | Mercado editorial | por |
dc.subject | Fenômeno editorial | por |
dc.subject | Literatura de romance | por |
dc.subject | Livro | por |
dc.subject | 50 shades of grey | eng |
dc.subject | Publishing industry | eng |
dc.subject | Editorial phenomenon | eng |
dc.subject | Romance fiction | eng |
dc.subject | Book | eng |
dc.title | 50 Tons de um best-seller: a trajetória de 50 Tons de Cinza como um fenômeno editorial | por |
dc.title.alternative | 50 Shades of a best-seller: the journey of 50 Shades of Grey as an editorial phenomenon | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção investigar o fenômeno editorial que foi a série de livros “50 Tons de Cinza”, antes fanfictions da saga Crepúsculo, escritos pela britânica E.L James desde seu ano de ampla publicação em 2012. A partir de seu estudo de caso, ancorando-me nas teorias dos autores Thompson (2013) e Bourdieu (1992), busco compreender como super best-sellers se comportam dentro do mercado editorial e seus impactos, tanto na indústria, mas também culturalmente. Através de uma coleta de dados por meio da lista de mais vendidos do site PublishNews, durante sete anos, de 2012 a 2019, traço sua trajetória aqui no Brasil, observando suas as variações em seus números de vendas no decorrer dos anos, assim como também investigo possíveis razões para o seu enorme sucesso com o público, altamente questionados pelos críticos que consideram a trilogia como de terrível qualidade, a partir dos trabalhos de Sodré (1988) e Illouz (2013). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |