“E as proteínas?”: a construção da identidade de sujeitos vegetarianos em Santa Maria – RS através das práticas de consumo
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Data
2019-12-04Autor
Palacios, Guilherme Juan Iop Cerda
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A cada ano cresce mais o número de vegetarianos no Brasil, porém, são poucos trabalhos que se propõe a estudar este grupo dentro do campo da comunicação e dos estudos de consumo. Em vista disto, temos poucas informações a respeito de como os sujeitos vegetarianos se constituem enquanto grupo e quais os impactos do consumo sobre eles. Dito isto, o objetivo geral deste trabalho é explorar de que maneira os sujeitos constituem suas identidades vegetarianas através de suas relações de consumo e práticas culturais. As relações de consumo são analisadas através de dois modelos teóricos propostos por Garcia Canclini(1992): consumo como modo de distinção simbólica entre os grupos, e como modo integrativo/comunicativo. A relação entre consumo e identidade é explorada a partir de Hall (2000), Barbosa; Campbell (2006), Douglas; Isherwood (2006). Além disto, a relação entre a alimentação e práticas culturais é discutida por meio de Joy (2014), que cunhou o termo “carnismo”, demonstrando que o que comemos e/ou consideramos comestível, tem mais a ver com nossa cultura do que com fatores biológicos. Tendo em vista o objetivo do trabalho, realizamos uma pesquisa qualitativa junto a sujeitos vegetarianos em Santa Maria/RS, por meio de entrevistas semi-abertas e semi-estruturadas. Como parte dos resultados obtidos, considera-se que enquanto a hegemonia é mantida pela sociedade carnista, os sujeitos vegetarianos se percebem como contra-hegemônicos na medida em que contestam as práticas culturais estabelecidas pelo carnismo. Para tanto, o apoio entre o grupo, seja online ou offline, é importante para a consolidação e a manutenção de suas identidades.
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