Os contos dos fãs – estudo acerca das performances de gosto dos fãs de Harry Potter
Abstract
A pesquisa visa compreender como se dá a construção e a relação do fã de Harry Potter com a saga, o objeto cultural, e a relação do fã na produção de fanmades, e caracterizar essas formas de consumo e produção enquanto manifestações de gosto (HENNION, 2010, 2011) e performance pessoal (EHRENBERG, 2010; GOFFMAN, 2009). Aborda-se, neste trabalho, tanto a cultura do fã, relacionando-a com consumo enquanto experiência e cultura material e com cultura da participação e formas de produção, quanto o fã por meio da teoria da performance de gosto. Como metodologia, é proposto um viés biográfico por meio de relatos de vida, já que rememorando a história dos oito fãs sobre Harry Potter, do desconhecimento ao amor, do consumo à produção, com aqueles que são os mais próximos à história, pôde-se refletir a relação do fã com Harry Potter e a construção de fanmades. Assim, esta análise buscou explorar os relatos por três eixos centrais: similaridades nos relatos biográficos, nos hábitos de consumo e cultura material, e na construção de fanmades. E, dessa forma, foi possível pensar como lógicas de performances de gosto, uma manifestação de envolvimento, de caracterização e de propagação. Sendo a primeira lógica observada através do engajamento dos fãs com a narrativa, tanto pelo consumo quanto pela produção de conteúdo, a segunda, por meio do ‘revestir-se’ e ‘expor-se’ como fã de Harry Potter através de objetos conferidos de valor e, por fim, a outra lógica de performance é percebida pelas próprias fanmades, que tem o caráter de auxiliar o desenvolvimento de novas faces do universo mágico de Hogwarts e manter a história viva.