As vozes irônicas e polifônicas de Olga: análise da campanha online “Chega de Fiu Fiu” da organização Think Olga
Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a campanha online “Chega de Fiu Fiu”, da organização Think Olga, constrói e veicula sentidos do feminismo e como esses mesmos sentidos despertam nos internautas o desejo de participar através da rede. Atuando contra o problema do assédio sexual em espaços públicos, a campanha visa transformações sociais, contestando a visão objetificada da mulher e a naturalização do assédio no Brasil. Foram feitas considerações acerca do movimento feminista e a utilização da internet como meio de divulgação e estratégia para conquista de apoio. Utilizou-se preceitos da metodologia de Análise do Discurso de origem francesa aplicando-se, em um primeiro momento, aspectos da polifonia e ironia, presentes na heterogeneidade discursiva, sobre as ilustrações da campanha. Em seguida, foram analisados comentários publicados no site por internautas interessados em discutir o tema, verificando-se como ocorreu o processo de persuasão. A partir do estudo realizado foi possível, então, identificar as estratégias discursivas utilizadas para produzir determinados efeitos de sentidos sobre o feminismo e como esses sentidos estimularam a interação e identificação com os internautas do site Olga.