dc.contributor.advisor | Baldi, Neila Cristina | |
dc.creator | Mors, Fabiana Andréia | |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T14:47:09Z | |
dc.date.available | 2021-01-18T14:47:09Z | |
dc.date.issued | 2019-12-04 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | MORS, Fabiana Andréia. Cuidado, frágil: um processo criativo de dança e diferenças. 2019. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20258 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Dança Licenciatura, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research studies ways to create dance with dancers with and without disabilities to act as protagonists of their own creations. For this, it uses a mixed methodology: auto-ethnographic and ethnographic, from logbooks and film and audio recordings. The work discussed here presents, first, important historical aspects related to dance and disability and, later, reflections on the work Care, fragile. The scenes were developed from the procedures and discussions about them, at the end of each essay,
which generated other procedures. The book proposes a discussion of how people see and are seen, how they are labeled and segregated. In the end, this work concludes that people with disabilities can be protagonists of their works and autonomous in their creations. Similarly, the work was an opportunity to review our ways of dancing and creating dance. Regarding dance teaching, it was also important to understand various exclusions that were not perceived if there was coexistence and reporting of these people throughout the research period. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Diferenças | por |
dc.subject | Processo criativo | por |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Deficiency | eng |
dc.subject | Difference | eng |
dc.title | Cuidado, frágil: um processo criativo de dança e diferenças | por |
dc.title.alternative | Care, fragile: a creative process of dance and differences | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Dança Licenciatura | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa estuda maneiras de criar dança com bailarinos com e sem deficiências
para que atuem como protagonistas de suas próprias criações. Para isso, se utiliza de
uma metodologia mista: auto-etnográfica e etnográfica, a partir de diários de bordo e
registros fílmicos e de áudio. O trabalho aqui discutido apresenta, primeiramente,
aspectos históricos importantes referentes à dança e deficiência e, posteriormente,
reflexões sobre a obra Cuidado, frágil. As cenas foram desenvolvidas a partir dos
procedimentos e de discussões acerca deles, ao final de cada ensaio, que geravam
outros procedimentos. A obra propõe a discussão de como as pessoas se veem e são
vistas, de como são rotuladas e segregadas. Ao final, este trabalho conclui que as
pessoas com deficiência podem ser protagonistas de suas obras e autônomas em
suas criações. Do mesmo modo, o trabalho foi uma oportunidade de revermos nossos
modos de dançar e de criar danças. No que tange à docência em dança, foi
importante também para compreender exclusões diversas que não eram percebidas
se houvesse a convivência e o relato destas pessoas ao longo do período da pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |