dc.contributor.advisor | Giordani, Estela Maris | |
dc.creator | Matoso, Lara Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:36:40Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:36:40Z | |
dc.date.issued | 2020-10-01 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | MATOSO, L. G. Pedagogia empresarial: a formação e atuação do pedagogo na empresa. 2020. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20296 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2020. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pedagogia empresarial | por |
dc.subject | Formação do pedagogo | por |
dc.subject | Atuação do pedagogo | por |
dc.title | Pedagogia empresarial: a formação e atuação do pedagogo na empresa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (noturno) da Universidade Federal de Santa Maria
teve como tema “A formação e atuação do pedagogo na empresa”. Trouxe como objetivo geral:
Entender a Pedagogia Empresarial como uma possível área de atuação do pedagogo, bem como suas
contribuições e espaços de atuação na empresa. Objetivos específicos: Analisar a função do pedagogo
no âmbito organizacional, formativo e de relacionamento da empresa; Compreender qual o papel do
pedagogo para auxiliar no desenvolvimento das habilidades e competências dos colaboradores dentro
das organizações corporativas; Refletir sobre a especificidade da formação do pedagogo para trabalhar
com a Pedagogia Empresarial. A Pedagogia Empresarial é ainda pouco conhecida e explorada na
formação inicial, está geralmente voltada à prática escolar. Para que haja uma maior amplitude no
entendimento e aceitação desta área de aplicação, é necessário deixarmos a zona de conforto, assim
acompanhando e alargando nossos conhecimentos em função das mudanças e inovações que
ocorrem na Pedagogia. O estudo teve abordagem qualitativa de campo e colheu informações
diretamente dos profissionais que atuam nesta área por meio de dois questionários, um direcionado
para empresários e/ou gestores de empresas (QE) e outro para pedagogos que trabalham em
empresas (QP) - (não necessariamente desenvolvendo funções de sua formação). Os temas de
pesquisa envolveram questões sobre a formação inicial e continuada e o campo de atuação do
Pedagogo Empresarial. Com a análise dos dados da pesquisa é possível perceber que ao mesmo
tempo em que a Pedagogia Empresarial tem sido vista como uma possibilidade e ferramenta de
formação contínua dos colaboradores nas empresas, ainda seu índice de execução é baixo,
dificultando encontrar profissionais capacitados e que atuem nessa área. Nesse contexto, é possível a
ação do pedagogo nos diferentes ambientes de trabalho, visto que, se o objeto de estudo principal da
pedagogia é a educação e o processo de ensino e aprendizagem, em seu vasto campo de aplicação,
ela possui suas especificidades. Percebemos que suas finalidades contribuem para uma
aprendizagem ampla e ao mesmo tempo, qualificada, independentemente do contexto no qual o
pedagogo está inserido. Os pedagogos percebem que a formação inicial não os prepara para
desenvolver o papel de educador corporativo, justamente porque o enfoque principal do curso de
Pedagogia está voltado para a educação escolar. Contudo, a discussão sobre o papel do pedagogo,
entendendo a Pedagogia como ciência da educação, vem ocupando espaço nas reflexões educativas,
apresentando a necessidade de uma reestruturação quanto ao currículo do Curso de Pedagogia tendo
em vista as mudanças sociais que vêm disseminando consequências de forma cada vez mais
acelerada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |