Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Lúcia de Fátima Royes
dc.creatorOliveira, Flávia Roberta Weiss de
dc.date.accessioned2021-02-10T18:16:38Z
dc.date.available2021-02-10T18:16:38Z
dc.date.issued2021-02-05
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationOLIVEIRA, F. R. W. A infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantil. 2020. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20326
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis research brings the considerations that I believe to be essential in an educational professional. I bring my memories of childhood and adolescence, until I joined UFSM and so I make a connection for all the research, ranging from children and childhood, to adulthood with the choice of the Pedagogy Course. My goals were to explore and observe the challenges and advances in Early Childhood Education, reflect on educational proposals and provide a reflection on the different educational contexts with an emphasis on early childhood education. I bring memories of the course, laws that support our children and thus guarantee a better world for them and an education that is satisfactory. This research started in the first half of 2020, however, at the end of March we entered a world-wide pandemic. Believing that it was the moments of this year that guided me in the research, I briefly address a report by a teacher about remote teaching and her demands. The methodology of this research was of a qualitative nature, where five research subjects were interviewed, online, through the Google Meet platform. As a final result of the research, the interviews enabled me to tue reflections on Early Childhood Education, how far we have progressed and that we still have a long way to go alongside our little ones.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectChild educationpor
dc.subjectChildhoodpor
dc.subjectRightspor
dc.titleA infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantilpor
dc.title.alternativeInfinity and teaching. the paths that allow childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa traz as considerações que eu acredito ser essencial em um profissional da área Educacional. Trago minhas memórias de infância e adolescência, até o meu ingresso na UFSM e assim faço uma ligação por toda pesquisa, que vai desde a criança e a infância, até a vida adulta com a escolha pelo Curso de Pedagogia. Meus objetivos eram explorar e observar os desafios e os avanços sobre a Educação Infantil, refletir sobre as propostas educativas e proporcionar uma reflexão sobre os diversos contextos educativos com ênfase na educação infantil. Trago memórias do curso, leis que amparam nossas crianças e assim garantem um mundo melhor para elas e uma educação que seja satisfatória. Esta pesquisa iniciou-se no primeiro semestre de 2020, entretanto, ao final do mês de março adentramos em uma pandemia de escala mundial. Acreditando que foram os momentos desse ano que me guiaram na pesquisa, abordo brevemente um relato de uma professora sobre o ensino remoto e suas demandas. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo, onde foram entrevistadas cinco sujeitos de pesquisa, pelo modo online, através da plataforma Google Meet. Como resultado final da pesquisa as entrevistas me possibilitaram ter reflexões sobre a Educação Infantil, o quanto avançamos e que ainda temos uma longa caminhada para percorrer ao lado de nossos pequenos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples