dc.contributor.advisor | Nunes, Lúcia de Fátima Royes | |
dc.creator | Oliveira, Flávia Roberta Weiss de | |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T18:16:38Z | |
dc.date.available | 2021-02-10T18:16:38Z | |
dc.date.issued | 2021-02-05 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, F. R. W. A infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantil. 2020. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20326 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This research brings the considerations that I believe to be essential in an
educational professional. I bring my memories of childhood and adolescence, until I
joined UFSM and so I make a connection for all the research, ranging from children
and childhood, to adulthood with the choice of the Pedagogy Course. My goals were
to explore and observe the challenges and advances in Early Childhood Education,
reflect on educational proposals and provide a reflection on the different educational
contexts with an emphasis on early childhood education. I bring memories of the
course, laws that support our children and thus guarantee a better world for them and
an education that is satisfactory. This research started in the first half of 2020,
however, at the end of March we entered a world-wide pandemic. Believing that it
was the moments of this year that guided me in the research, I briefly address a
report by a teacher about remote teaching and her demands. The methodology of
this research was of a qualitative nature, where five research subjects were
interviewed, online, through the Google Meet platform. As a final result of the
research, the interviews enabled me to tue reflections on Early Childhood Education,
how far we have progressed and that we still have a long way to go alongside our
little ones. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Direitos | por |
dc.subject | Child education | por |
dc.subject | Childhood | por |
dc.subject | Rights | por |
dc.title | A infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantil | por |
dc.title.alternative | Infinity and teaching. the paths that allow childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa traz as considerações que eu acredito ser essencial em um
profissional da área Educacional. Trago minhas memórias de infância e
adolescência, até o meu ingresso na UFSM e assim faço uma ligação por toda
pesquisa, que vai desde a criança e a infância, até a vida adulta com a escolha pelo
Curso de Pedagogia. Meus objetivos eram explorar e observar os desafios e os
avanços sobre a Educação Infantil, refletir sobre as propostas educativas e
proporcionar uma reflexão sobre os diversos contextos educativos com ênfase na
educação infantil. Trago memórias do curso, leis que amparam nossas crianças e
assim garantem um mundo melhor para elas e uma educação que seja satisfatória.
Esta pesquisa iniciou-se no primeiro semestre de 2020, entretanto, ao final do mês
de março adentramos em uma pandemia de escala mundial. Acreditando que foram
os momentos desse ano que me guiaram na pesquisa, abordo brevemente um relato
de uma professora sobre o ensino remoto e suas demandas. A metodologia desta
pesquisa foi de cunho qualitativo, onde foram entrevistadas cinco sujeitos de
pesquisa, pelo modo online, através da plataforma Google Meet. Como resultado
final da pesquisa as entrevistas me possibilitaram ter reflexões sobre a Educação
Infantil, o quanto avançamos e que ainda temos uma longa caminhada para
percorrer ao lado de nossos pequenos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |