dc.contributor.advisor | Mattei, Giovana | |
dc.creator | Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T14:12:29Z | |
dc.date.available | 2016-08-17T14:12:29Z | |
dc.date.issued | 2011-01-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper presents some dilemmas for many educators regarding the process of inclusion
of pupils with special educational needs in mainstream schools, addressing the importance of
preparing both materially and personally involved in all of the teaching - learning. This is a study
using such reasoning, the theory and concepts of different authors from different teachers. This
study aims to analyze the thinking of some of the regular education teachers on inclusion. The
inclusion crafted a qualitative perspective, in line with the teaching and learning, makes students
learn to live with differences and become citizens in solidarity. The purpose of this study is to
allow those involved with the educational system, a discussion about the need for the inclusion
becomes a reality in every classroom, making the school environment in a genuinely democratic
space where everyone shared the knowledge and experience between them so that their
fundamental rights are respected. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Escola regular | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.title | Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta alguns dilemas vividos por muitos educadores frente ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular abordando a importância da preparação tanto de forma material quanto de forma pessoal de todos envolvidos no processo de ensino - aprendizagem. Trata-se de um estudo utilizando como fundamentação, a teoria de diferentes autores e concepções de diferentes professores. O presente trabalho tem como objetivo analisar o pensamento de alguns educadores da rede regular ensino sobre a inclusão. A inclusão trabalhada numa perspectiva qualitativa, em consonância com o processo de ensino-aprendizagem, faz com que os alunos aprendem a conviver com a diferença e se tornarem cidadãos solidários. A finalidade desse estudo é permitir aos envolvidos com o sistema educacional; uma reflexão a respeito da necessidade de se tornar realidade a inclusão em cada sala de aula, transformando o ambiente escolar em um espaço genuinamente democrático, onde todos partilharam o conhecimento e a experiência entre eles de maneira que seus direitos fundamentais sejam respeitados. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |