Comparação de ciclos de condução padrão aplicados a um veículo de passageiro operando com etanol
Abstract
Ensaios de homologação têm sido realizados em dinamômetros de chassis para medir consumo de combustível e emissões de poluentes de veículos. Os ciclos de condução padrão FTP-75 (atualmente incorporado na legislação brasileira) e o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Cycle (WLTC) foram realizados em um dinamômetro de chassis em que o motorista, o veículo e o combustível foram mantidos constantes para que a comparação entre os ciclos se mantivesse justa. O veículo selecionado foi um FIAT sedan de 1.4 dm³ de volume deslocado e que apresenta potência máxima de 60 kW em 5500 rpm de rotação do motor, com torque máximo de 122 Nm em 2250 rpm. Os cinco pontos de operação mais representativos foram selecionados para testes em regime estacionário operando com etanol comercial e foram avaliados segundo o consumo de combustível e o fator de excesso de ar. Os resultados obtidos mostraram que o ciclo FTP-75 exigiu valores maiores de aceleração média e máxima, demonstrando condições de dirigibilidade mais agressivas. O ciclo WLTC apresentou um mapa de aceleração por velocidade mais homogêneo, proporcionando um valor médio de velocidade e desvio padrão maior (i.e., comportamentos mais transientes). Foi possível observar que o WLTC preencheu mais faixas de operação do motor com pontos mais dispersos em comparação com o FTP-75. Ainda, o ciclo WLTC apresentou pontos de maior carga resultando em maior consumo de combustível comparado ao FTP-75. As condições de operação exigidas pelo FTP-75 foram similares e condensadas em certas áreas do mapa do motor. Portanto, foi possível concluir que o ciclo FTP-75 pode ser considerado previsível, pois possui muitos pontos de operação repetidos. Além disso, observou-se que, dependendo das especificações impostas para a realização dos ciclos, o motorista tem larga capacidade de influenciar os resultados.
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- TCC Engenharia Mecânica [115]