Crises do mundo contemporâneo, mediação de conflitos e Ensino Religioso: um estudo com alunos e professores do ensino fundamental de instituições públicas de educação
View/ Open
Date
2020-09-08Author
Santos, Carmen Terezinha Mauricio dos
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente estudo busca principalmente analisar e discutir a pedagogia do ensino e da aprendizagem do componente curricular do Ensino Religioso em instituições públicas de Educação Fundamental da área de abrangência da coordenadoria de educação de Santa Maria-RS. Busca também investigar qual o entendimento que educandos e educadores desse nível escolar possuem sobre o papel da matéria no despertar da espiritualidade e formação do ser. Assim, tem-se como objetivo contribuir no combate à violência, a intolerância, ao bullying e o abandono escolar. Consequentemente, colaborar na redução dos casos de ansiedade e depressão desenvolvidos no ambiente escolar, que atingem tanto o quadro discente quanto o docente. Configurando-se como um dos grandes desafios da contemporaneidade, pois atinge a camada mais jovem da sociedade. A finalização do trabalho foi através de uma roda de conversa em que todos apresentaram suas respostas e participaram com suas opiniões sobre o tema, sob orientação do professor. Percebemos a tomada de consciência da necessidade do cuidado, da “ciência com consciência” pois as partes estão implicadas no todo e vice-versa. O Ensino Religioso é um espaço de humanização estética, interdisciplinaridade de saberes e fazeres éticos e solidários inovadores que propiciam a mobilização das competências para
além da sociedade de consumo ou necessidades do mercado.
Collections
The following license files are associated with this item: