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dc.contributor.advisorPeixoto, Priscila dos Santos
dc.creatorGularte, Lucas Ibaldo
dc.date.accessioned2021-02-25T19:09:56Z
dc.date.available2021-02-25T19:09:56Z
dc.date.issued2020-12-01
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationANTUNES, Celso. Resiliência: A construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 31, 32. BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, 2002. BRASIL (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Em nome da Santíssima Trindade. Disponível em: < http:www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm > Acesso em 13 de out. 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20338
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the relationship between the teaching of Religious Education in schools, addressing aspects related to the practice of such discipline combined with the fight against prejudice, intolerance and discrimination. The work is justified in the current educational scenario, which still demonstrates prejudices - pre-established ideas - in relation to Religious Education in schools, as it is often perceived the ignorance of how this discipline should be approached by teachers, leaving thus, that the main objectives are left aside: the fight against inequality, bullying, racial and social discrimination and respect for diversity. It should also be taken into account the students' lack of interest in this subject of study, which is evident, since unattractive content and teachers from all areas of knowledge teach Religious Education classes. In this sense, it is worth noting that the school reinforces and demands values and virtues from students and this can and should be done through the subject in question. This is a bibliographic research on the theme of religious education as a tool against discrimination and prejudice and has a qualitative approach, with a interpretative methodological bias, with theoretical basis through authors such as Celso Antunes, Norberto Bobio, José Gomes Canotilho, Murilo Cisalpiano , among other important voices that discuss and debate this approach, contributing to the understanding and development of the ideas contained in this article.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectFerramentapor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectDiscriminaçãopor
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectTooleng
dc.subjectPrejudiceeng
dc.subjectDiscriminationeng
dc.titleEnsino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceitopor
dc.title.alternativeReligious education at school as a tool against discrimination and prejudiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade e intuito discutir a relação do ensino da disciplina de Ensino Religioso nas escolas, abordando aspectos relacionados à prática de tal disciplina aliada ao combate de preconceito, intolerância e discriminação. O trabalho se justifica no atual cenário educacional, o qual ainda demostra preconceitos - ideias pré-estabelecidas - em relação ao Ensino Religioso nas escolas, pois, percebe-se, muitas vezes, o desconhecimento de como essa disciplina deve ser abordada pelos professores, deixando, assim, que os principais objetivos fiquem deixados de lado: a luta contra desigualdade, o bullying, a discriminação racial e social e o respeito à diversidade. Deve-se levar em conta, também, o desinteresse dos alunos em relação a essa matéria de estudo, o qual fica evidente, uma vez que, conteúdos não atrativos e professores de todas as áreas do conhecimento ministram aulas de Ensino Religioso. Nesse sentido, vale a pena salientar que a escola reforça e cobra valores e virtudes dos alunos e isso pode e deve ser feito através da disciplina em questão. Trata-se, então, de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática do ensino religioso como ferramenta contra a discriminação e o preconceito e tem abordagem qualitativa, com viés metodológico interpretativo e embasamento teórico através de autores como Celso Antunes, Norberto Bobio, José Gomes Canotilho, Murilo Cisalpiano, entre outras importantes vozes que discutem e debatem essa abordagem, colaborando, assim, para o entendimento e o desenvolvimento das ideias contidas neste artigo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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