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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorDegues, Luiz Osorio Barreto
dc.date.accessioned2021-02-25T19:10:04Z
dc.date.available2021-02-25T19:10:04Z
dc.date.issued2020-12-20
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationALVES, Alan Nickerson. A influência pedagógica do ensino religioso para a formação cidadã. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/dr/article/viewFile/25445/13783>. Acesso em: 10 Dez. 2020. BRASIL. Lei nº. 9.394/96: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 20 de dezembro de 1996, seção I. DOMINGOS, Marília De Franceschi Neto. Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância. 2009. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_domingos.pdf>. Acesso em: 18 Dez. 2020. LANZA, Fabio; et. al. Cultura e religiões na contemporaneidade. Londrina: UEL, 2013. SANTOS. Edvaldo Silva dos. Ensino religioso: importância e desafios nas escolas públicas brasileiras. 2014. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9639/1/PDF%20-%20Edvaldo%20Silva%20dos%20Santos.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2018 SILVA, Isaac Pinto da. Ensino Religioso em sala de aula: contribuições à formação do aluno e à aprendizagem de valores. 2014. Disponível em: <http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas/article/view/225/237>. Acesso em: 19 Dez. 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20339
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractThe religious phenomenon is a characteristic of society and once present in social life it also reaches the school environment. In a classroom it is possible to find a variety of behaviors, beliefs, ideas and attitudes, which are usually based on religious beliefs. Despite being a secular state, Brazil institutes, through the Federal Constitution, Religious Education in schools. This study arises with the objective of analyzing how Religious Education is inserted in the Public Education of a Secular State, being a fundamental piece for the dissemination of respect and tolerance in relation to religious diversity. It sought to understand the historical perspective of Religious Education in Brazilian schools, to discuss aspects related to the secularity of the State and to understand the current nuances of Religious Education in Brazilian schools and its social role. At the end of the study, it was found that, among the main benefits related to religious education, are learning a tool for resolving issues of a moral, behavioral, ethical nature and involving society. In addition to being able to learn a lot about peace and justice between individuals, through the Religious Education discipline it is possible to reinforce the social being in each individual, bringing students the experience of cultural diversity and promoting a culture of peace through teaching guided by the values of peace, human rights, democracy and tolerance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstado laicopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectTolerância religiosapor
dc.titleO ensino religioso na contemporaneidade a busca pelo respeito e tolerância em relação à diversidade religiosapor
dc.title.alternativeReligious teaching in contemporaneityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoO fenômeno religioso é uma característica da sociedade e uma vez presente na vida social também alcança o ambiente escolar. Em uma sala de aula é possível se encontrar uma variedade de comportamentos, crenças, ideias e atitudes, as quais normalmente são baseadas em convicções religiosas. Apesar de ser um Estado Laico, o Brasil institui por meio da Constituição Federal, o Ensino Religioso nas escolas. Este estudo surge com o objetivo de analisar como o Ensino Religioso se insere na Educação Pública de um Estado Laico, sendo peça fundamental para a disseminação do respeito e tolerância em relação à diversidade religiosa. Buscou compreender a perspectiva histórica do Ensino Religioso nas escolas brasileiras, discutir aspectos relacionados a laicidade do Estado e compreender as atuais nuances do Ensino Religioso nas escolas brasileiras e seu papel social. Ao final do estudo, verificou-se que, entre os principais benefícios relacionados ao Ensino Religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos, por meio da disciplina de Ensino Religioso é possível reforçar em cada indivíduo o ser social, levando aos educandos a experiência da diversidade cultural e promovendo uma cultura da paz, através de um ensino orientado pelos valores da paz, dos Direitos Humanos, da democracia e da tolerância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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