dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Degues, Luiz Osorio Barreto | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T19:10:04Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T19:10:04Z | |
dc.date.issued | 2020-12-20 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Alan Nickerson. A influência pedagógica do ensino religioso para a formação cidadã. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/dr/article/viewFile/25445/13783>. Acesso em: 10 Dez. 2020.
BRASIL. Lei nº. 9.394/96: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 20 de dezembro de 1996, seção I.
DOMINGOS, Marília De Franceschi Neto. Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância. 2009.
Disponível em: <http://www4.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_domingos.pdf>. Acesso em: 18 Dez. 2020.
LANZA, Fabio; et. al. Cultura e religiões na contemporaneidade. Londrina: UEL, 2013.
SANTOS. Edvaldo Silva dos. Ensino religioso: importância e desafios nas escolas públicas brasileiras. 2014. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9639/1/PDF%20-%20Edvaldo%20Silva%20dos%20Santos.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2018
SILVA, Isaac Pinto da. Ensino Religioso em sala de aula: contribuições à formação do aluno e à aprendizagem de valores. 2014. Disponível em: <http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas/article/view/225/237>. Acesso em: 19 Dez. 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20339 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021 | por |
dc.description.abstract | The religious phenomenon is a characteristic of society and once present in social life it also reaches the school environment. In a classroom it is possible to find a variety of behaviors, beliefs, ideas and attitudes, which are usually based on religious beliefs. Despite being a secular state, Brazil institutes, through the Federal Constitution, Religious Education in schools. This study arises with the objective of analyzing how Religious Education is inserted in the Public Education of a Secular State, being a fundamental piece for the dissemination of respect and tolerance in relation to religious diversity. It sought to understand the historical perspective of Religious Education in Brazilian schools, to discuss aspects related to the secularity of the State and to understand the current nuances of Religious Education in Brazilian schools and its social role. At the end of the study, it was found that, among the main benefits related to religious education, are learning a tool for resolving issues of a moral, behavioral, ethical nature and involving society. In addition to being able to learn a lot about peace and justice between individuals, through the Religious Education discipline it is possible to reinforce the social being in each individual, bringing students the experience of cultural diversity and promoting a culture of peace through teaching guided by the values of peace, human rights, democracy and tolerance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estado laico | por |
dc.subject | Ensino religioso | por |
dc.subject | Tolerância religiosa | por |
dc.title | O ensino religioso na contemporaneidade a busca pelo respeito e tolerância em relação à diversidade religiosa | por |
dc.title.alternative | Religious teaching in contemporaneity | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências da Religião | por |
dc.description.resumo | O fenômeno religioso é uma característica da sociedade e uma vez presente na vida social também alcança o ambiente escolar. Em uma sala de aula é possível se encontrar uma variedade de comportamentos, crenças, ideias e atitudes, as quais normalmente são baseadas em convicções religiosas. Apesar de ser um Estado Laico, o Brasil institui por meio da Constituição Federal, o Ensino Religioso nas escolas. Este estudo surge com o objetivo de analisar como o Ensino Religioso se insere na Educação Pública de um Estado Laico, sendo peça fundamental para a disseminação do respeito e tolerância em relação à diversidade religiosa. Buscou compreender a perspectiva histórica do Ensino Religioso nas escolas brasileiras, discutir aspectos relacionados a laicidade do Estado e compreender as atuais nuances do Ensino Religioso nas escolas brasileiras e seu papel social. Ao final do estudo, verificou-se que, entre os principais benefícios relacionados ao Ensino Religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos, por meio da disciplina de Ensino Religioso é possível reforçar em cada indivíduo o ser social, levando aos educandos a experiência da diversidade cultural e promovendo uma cultura da paz, através de um ensino orientado pelos valores da paz, dos Direitos Humanos, da democracia e da tolerância. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |