Análise de emissões e eficiência energética de um veículo de passageiros operando com diferentes combustíveis em pontos críticos do ciclo WLTC
Abstract
Parâmetros de desempenho e emissões de um veículo sedan compacto com motor de ignição por centelha de 1,4 dm³ utilizando gás natural veicular (GNV), gasolina (E27), etanol comercial (E95W05) e etanol super-hidratado (E88W12) foram avaliados nos pontos mais frequentes do ciclo padrão de condução Worldwide Harmonized Light-vehicles Test Cycle (WLTC). Os pontos de operação do veículo com maior tempo de residência no WLTC foram selecionados para análises de consumo de combustível e emissões em regime estacionário de operação. Além disso, foram analisados os valores máximos de torque e potência do veículo com cada combustível. As três principais zonas de operação do WLTC identificadas nesse trabalho somaram juntas 34% do tempo total do ciclo. Os resultados indicaram uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e no consumo específico de combustível com a utilização de GNV apesar do decréscimo de potência máxima em cerca de 10% comparado à gasolina. As misturas de etanol, comparadas à gasolina e GNV, proporcionaram maior potência e redução de óxidos de nitrogênio (NOx). Porém, levaram a maiores emissões de monóxido de carbono (CO) e GEE, além de maior consumo específico de combustível. A operação com gasolina resultou nos menores valores de CO dentre todos os combustíveis testados, apesar dos maiores níveis de dióxido de carbono (CO2) e NOx. Apesar do etanol gerar baixas emissões de hidrocarbonetos totais não queimados (THC), a soma entre THC, álcoois e aldeídos expõe um alerta para esse combustível renovável. O GNV, entretanto, emitiu a menor quantidade desses poluentes. Além disso, o etanol super-hidratado apresentou melhores valores de eficiência de combustão e reduziu emissões de CO em altas cargas, comparado ao etanol comercial.
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- TCC Engenharia Mecânica [115]