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dc.contributor.advisorAssunção, Joaquim Vinicius Carvalho
dc.creatorMinini, Pedro Probst
dc.date.accessioned2021-02-25T19:11:17Z
dc.date.available2021-02-25T19:11:17Z
dc.date.issued2021-02-08
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20345
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso Ciência da Computação, RS, 2021.por
dc.description.abstractIn many instances, digital games are considered to be ideal sandboxes for exploring various facets of programming, such as artificial intelligence and procedural generation. Following this idea, this work proposes – through the development of a 2D game prototype – the exploration and analysis of several up-to-date computing subjects: entity-componentsystem (ECS) software architecture, data-driven design and procedural generation of environments; the latter combining traditional constructive algorithms with an adapted version of the innovative WaveFunctionCollapse algorithm. Specifically, in addition to demonstrating how to apply the mentioned concepts in a game, as well as describing problems, solutions and especially synergies previously undocumented between the various procedural generation techniques, the procedural generation methods utilized were analyzed through performance measures and definitions of possible use cases for each algorithm.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectEntity-component-systemeng
dc.subjectData-driven designeng
dc.subjectGeração procedural de conteúdopor
dc.subjectRusteng
dc.titleExploração de técnicas atuais de programação de jogos e geração procedural de ambientes através do desenvolvimento de um protótipo de jogo em Rustpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEm muitas instâncias, jogos digitais são considerados sandboxes ideais para a exploração de diversas facetas de programação, como inteligência artificial e geração procedural. Seguindo essa ideia, este trabalho propõe – através do desenvolvimento de um protótipo de jogo 2D – a exploração e análise de diversos temas atualizados de computação: arquitetura de software entity-component-system (ECS), design data-driven e geração procedural de ambientes; este último combinando algoritmos construtivos tradicionais com uma versão adaptada do inovador algoritmo WaveFunctionCollapse. Especificamente, além de demonstrar como aplicar os conceitos mencionados em um jogo, assim como descrever problemas, soluções e especialmente sinergias previamente não documentadas entre diversas técnicas de geração procedural, foram realizadas análises sobre os métodos de geração procedural utilizados, através de medidas de desempenho e definições de possíveis casos de uso para cada algoritmo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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