dc.contributor.advisor | Assunção, Joaquim Vinicius Carvalho | |
dc.creator | Minini, Pedro Probst | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T19:11:17Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T19:11:17Z | |
dc.date.issued | 2021-02-08 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20345 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso Ciência da Computação, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | In many instances, digital games are considered to be ideal sandboxes for exploring various
facets of programming, such as artificial intelligence and procedural generation. Following
this idea, this work proposes – through the development of a 2D game prototype –
the exploration and analysis of several up-to-date computing subjects: entity-componentsystem
(ECS) software architecture, data-driven design and procedural generation of environments;
the latter combining traditional constructive algorithms with an adapted version of
the innovative WaveFunctionCollapse algorithm. Specifically, in addition to demonstrating
how to apply the mentioned concepts in a game, as well as describing problems, solutions
and especially synergies previously undocumented between the various procedural
generation techniques, the procedural generation methods utilized were analyzed through
performance measures and definitions of possible use cases for each algorithm. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Entity-component-system | eng |
dc.subject | Data-driven design | eng |
dc.subject | Geração procedural de conteúdo | por |
dc.subject | Rust | eng |
dc.title | Exploração de técnicas atuais de programação de jogos e geração procedural de ambientes através do desenvolvimento de um protótipo de jogo em Rust | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Em muitas instâncias, jogos digitais são considerados sandboxes ideais para a exploração
de diversas facetas de programação, como inteligência artificial e geração procedural. Seguindo
essa ideia, este trabalho propõe – através do desenvolvimento de um protótipo de
jogo 2D – a exploração e análise de diversos temas atualizados de computação: arquitetura
de software entity-component-system (ECS), design data-driven e geração procedural
de ambientes; este último combinando algoritmos construtivos tradicionais com uma versão
adaptada do inovador algoritmo WaveFunctionCollapse. Especificamente, além de
demonstrar como aplicar os conceitos mencionados em um jogo, assim como descrever
problemas, soluções e especialmente sinergias previamente não documentadas entre diversas
técnicas de geração procedural, foram realizadas análises sobre os métodos de
geração procedural utilizados, através de medidas de desempenho e definições de possíveis
casos de uso para cada algoritmo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |