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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorBastos, Marelisa Giordani
dc.date.accessioned2021-03-02T11:09:29Z
dc.date.available2021-03-02T11:09:29Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20362
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractThis article approaches the relevance of religious studies subject in basic education and its contributions to develop a culture of peace on children and teenagers’ lives. It has as general goal to reflect about the importance of this subject, based on religion science and taught by a professional with specific graduation in religious studies. As specific goal, revisit the violence minimization, included in Common Curricular National Basis (BNCC), where it proposes as one of school’s responsibilities, the student preparation to develop human values as the empathy, the dialog, the respect, the pacific solution to conflicts and others. It is in this acknowledgement that the research problem arises: What is the relevance of religious studies teaching in the person’s development as mitigating vehicle for religious intolerance? To answer that, articles, dissertations, personal experiences and my own path as a teacher in this area were searched. To the investigative process, a qualitative research (Haguete, 2010) was chosen, also the formation-research according to Josso (2010). It was concluded that religious studies in the student’s personal lives contributes to a culture of peace development and the world’s view transformation. Working on behalf of student’s learning, the values for life, to respect the different beliefs manifestations and daily life, developing the autonomy to make decisions related to ethics and moral, propitiating the students to comprehend themselves, the other and the world for a culture of peace, tolerance and solidarity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectCultura da pazpor
dc.subjectIntolerância religiosapor
dc.subjectReligious studieseng
dc.subjectCulture of peaceeng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectReligious intoleranceeng
dc.titleA disciplina de ensino religioso como veículo atenuante da intolerância religiosapor
dc.title.alternativeThe religious teaching discipline as mitigating vehicle for religious intoleranceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoEste artigo aborda a relevância da disciplina de Ensino Religioso na Educação Básica e sua contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de paz na vida das crianças e jovens. Tem por objetivo geral, refletir sobre a importância desta disciplina, fundamentada nas Ciências da Religião e ministrada por um profissional com a formação específica em Ensino Religioso. Como objetivo específico, revisitar a minimização da violência, contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde propõe como uma das responsabilidades da escola, a preparação do aluno para o desenvolvimento de valores humanísticos como a empatia, o diálogo, o respeito, a solução pacífica para os conflitos, entre outros. É nesta tomada de consciência que surge o problema de pesquisa: qual é a relevância do Ensino Religioso na formação do indivíduo como veículo atenuante da intolerância religiosa? Para responder buscaram-se artigos, dissertações, experiência pessoal e trajetória como professora desta área. Para o processo investigativo, optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo (Haguete, 2010), também na pesquisa-formação de acordo com Josso (2010). Concluiu-se que o Ensino Religioso na vida dos alunos contribui para a formação da cultura da paz e a transformação da visão de mundo. Trabalhar em prol da aprendizagem dos alunos, dos valores para a vida, do respeito às diferentes manifestações de crença e de vivência no cotidiano, desenvolvendo a autonomia para a tomada de decisões relacionadas à ética e à moral, propiciando ao educando compreender a si, o outro e o mundo para uma cultura de paz, de tolerância e de solidariedadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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