O papel da motivação na aprendizagem: a autobiografia de uma professora de ensino religioso
Fecha
2020-12-01Autor
Senador, Carla Adriana Pedrozo
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O presente artigo teve como objetivo verificar as relações existentes entre o agir pedagógico, de uma professora de Ensino Religioso, e o papel da motivação na aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Nele, eu busquei compreender as experiências, percepções e atuação desta professora, trabalhadora de uma escola Estadual no município de Quaraí/RS, por meio de uma narrativa autobiográfica. Dessa forma, utilizei-me da abordagem autobiográfica, pois ela me permitiu entender, entre outras coisas, o quanto a experiência de professores mais antigos tem auxiliado professores iniciantes na postura pedagógica, visto que os conhecimentos advindos da prática, em conjunto com a teoria, são inegavelmente necessários para o desenvolvimento profissional. A partir deste estudo, compreendi que a motivação é uma busca constante e, na educação, ela tem uma grande inter-relação com a aprendizagem e exige ação, comportamento e habilidades para atingir seus objetivos. Também verifiquei que é de fundamental importância a disposição do professor, para que a aula aconteça de forma ativa e com a participação de todos, por meio das escolhas metodológicas, dos conteúdos e da escuta sensível. Isso significa que, além da sua formação, o professor necessita agir com flexibilidade, criatividade e atenção aos alunos, potencializando as relações interpessoais. Os resultados demonstraram que a pesquisa favoreceu um significativo aprendizado em relação à motivação e ao desempenho escolar, pois o estilo motivacional do professor é fundamental para o envolvimento dos estudantes em sala de aula.
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