dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Golin, Noaba Maria Paim | |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T15:10:56Z | |
dc.date.available | 2016-08-17T15:10:56Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2036 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Política de formação de professores na educação inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo propõe fazer uma reflexão sobre a atuação dos professores na
educação inclusiva, e também, contempla questões sobre a escola inclusiva na
diversidade, seus enfoques teóricos e legais, entendendo-o como imprescindível ao
desenvolvimento dos sujeitos que apresentam necessidades especiais. A
metodologia utilizada para a elaboração do referido artigo é a pesquisa bibliográfica
embasada em documentos já editados sobre o assunto. O tema formação de
professores em educação inclusiva delineou-se em torno das muitas inquietações
vividas por mim enquanto vice-diretora de uma escola inclusiva, com vários alunos
com necessidades educacionais especiais, como a deficiência mental. Além da falta
de apoio de profissionais especializados e despreparo dos professores que
acompanham a prática inclusiva. Portanto, pergunta-se se uma nova política de
formação de professores faria a diferença na efetivação do comprometimento para
uma educação inclusiva? Assim, objetiva-se buscar a compreensão da necessidade
de uma política voltada para a formação de professores que atuam na educação
inclusiva. Entendendo que as discussões da reforma do ensino se encontram no
viés da atuação e da formação dos professores, é necessário então, promover
prática concreta, mobilidade na dinâmica do saber e do fazer, sustentar um plano
educacional compartilhado e reposicionamentos sociais e éticos, pesquisas, cursos
e relação teórico-prática, abordando questões sobre a escolarização inclusiva. Essa
visão integrada do processo de educação inclusiva na diversidade de seus enfoques
teóricos e legais entende-se como imprescindível ao desenvolvimento dos sujeitos
que apresentam necessidades especiais, como seres únicos, em suas formas de
sentir, pensar e agir. É fundamental a preparação dos professores no que tange uma
formação continuada assentada em práticas concretas e informações significativas
de aprender sempre a partir dos encadeamentos de formação e de trabalho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |