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dc.contributor.advisorSouza, Sandra Elisa Réquia
dc.creatorPereira, Lázaro Amílcar Sosa
dc.date.accessioned2021-03-03T17:31:39Z
dc.date.available2021-03-03T17:31:39Z
dc.date.issued2020-12-01
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20370
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractThis article seeks to understand the challenges present in mediating the discipline of Religious Education in the school context and the role of the educator in the students' learning process. However, for a better foundation of the theme, a qualitative research was carried out, in order to identify hypotheses for the challenge of the proposed theme. Through bibliographic research, the luggage was built to support this work. Issues related to religious education, with regard to public schools in Brazil, gain space in public debates, and it is a topic of great relevance because it is very controversial, as it deals with a diversity of context, and at the same time of great importance already that the discipline works on essential themes for the integral development of the student, giving balance to the other areas of knowledge. The reality of the schools proposes to us the experience that the practice of religious teaching has an interdisciplinary function. It allows the link between other disciplines and even provides support for them. With real emphasis on the importance of working around content on all religions, encouraging tolerance, empathy and peace in the formation of citizens.Talking about religion in the school context requires a broad view, experiencing the reflection of this practice, after all, it is proposed to dialogue about a diversity of thoughts, beliefs and values, coming from different homes, cultures and experiences. Finally, these were the questions that aimed to research the theme of this article.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectReligião e culturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectSchool contexteng
dc.subjectEducatoreng
dc.subjectChallengeseng
dc.subjectReligion and cultureeng
dc.titleMediação da disciplina de ensino religioso nas escolas públicas e seus desafiospor
dc.title.alternativeMediation of religious teaching discipline in public schools and their challengeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoO presente artigo busca compreender os desafios presentes na mediação da disciplina de Ensino Religioso no contexto escolar e o papel do educador no processo de aprendizagem dos educandos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, para responder a questão de pesquisa: são os desafios da disciplina de Ensino Religioso das escolas públicas? Dentre esses desafios interessa saber, especialmente, o papel do educador no processo de aprendizagem dos educandos. Questões relacionadas ao ensino religioso, no que se refere às escolas públicas no Brasil, ganham espaço nos debates públicos, e é um tema de grande relevância por ser bastante polêmico, pois trata de uma diversidade de contexto, e, ao mesmo tempo, de grande importância já que a disciplina trabalha temas essenciais ao desenvolvimento integral do aluno, dando equilíbrio as demais áreas do conhecimento. A realidade das escolas nos propõe a vivência de que a prática do ensino religioso exerce função interdisciplinar. Permite o elo entre as demais disciplinas e até mesmo proporciona o suporte para as mesmas. Com real destaque da importância de se trabalhar em torno de conteúdos sobre todas as religiões, incentivando a tolerância, a empatia e a paz na formação dos cidadãos. Falar em religião no contexto escolar requer uma ampla visão, vivenciar a reflexão desta prática, afinal, está-se propondo a dialogar sobre uma diversidade de pensamentos, crenças e valores, oriundos de lares, culturas e construções de vivenciais diferentes. Por fim, estas foram às questões que objetivaram a pesquisa do tema deste artigo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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