As contribuições das religiões de matriz africana para a cultura brasileira

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Data
2020-12-20Autor
Garais, Doriane Terezinha da Rosa
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Apesar do Artigo 5º da Constituição Federal estabelecer como inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de cultos e as suas liturgias, a intolerância religiosa no Brasil ainda se faz presente na sociedade atual, fazendo parecer distante a possibilidade de sua superação. Principalmente as religiões de matrizes afro-brasileiras, tem sido alvo recorrente deste tipo de atitude, o que desperta para a necessidade de formação de novas posturas na sociedade. Um importante passo para essa mudança foi a Lei 11.645/2008, que tornou obrigatória a educação étnico-racial nas escolas, através do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira e também indígena. A formação escolar, sem dúvida, é um componente essencial para a mudança deste paradigma. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de História, que propõe a formação de “sujeitos que construam sentidos para o mundo, que compreendam criticamente o contexto social e histórico de que são frutos e que, pelo acesso ao conhecimento, sejam capazes de uma inserção cidadã e transformadora na sociedade, este estudo tem como objetivo discutir as manifestações religiosas afro-descendentes e compreender algumas origens históricas de seu processo de estigmatização no Brasil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, busca compreender a participação das religiões afro-descendentes na cultura brasileira; discutir a importância da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira em estabelecimentos de ensino fundamental e médio; e abordar sobre a importância de oferecer aos alunos um contato com a cultura dos afrodescendentes, enfocando o aspecto religioso, oportunizando momentos de desconstrução e desinibição.
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