O papel da espiritualidade no comportamento dos alunos do ensino fundamental
Resumo
Este trabalho cujo objetivo foi compreender o papel da espiritualidade na escola e na vida pessoal foi delineado a partir do questionamento: Em que medida a espiritualidade auxilia no comportamento dos alunos na escola e na vida pessoal? Especificamente buscou-se conceituar os termos Espiritualidade e Religião; apresentar ferramentas para trabalhar o desenvolvimento da espiritualidade através das aulas de Ensino Religioso; apontar os principais conceitos e benefícios que a escola e a comunidade terão com a inserção do desenvolvimento da espiritualidade na vida cotidiana. A justificativa centrou-se na necessidade de ter maior conhecimento do valor humano, de empatia, de alteridade e assim, inspirar os alunos na transformação individual, e consequentemente, a transformação social, através de uma pedagogia com valores mais espiritualizados como parte integrante desse novo caminhar. Para fundamentar e validar a coleta de dados foi utilizada uma metodologia uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e observacional, complementada por uma narrativa, onde foi solicitada a opinião e trajetória sobre o papel da espiritualidade na vida pessoal e na escola, com a participação de duas pessoas de diferentes crenças. Os resultados apontaram para a necessidade de um estudo mais amplo sobre a relação da Espiritualidade com o comportamento dos alunos e com a vida das pessoas. As considerações finais marcam a importância deste estudo como suporte para que o Ensino Religioso colabore com o desenvolvimento dos aspectos espirituais no contexto escolar considerando as diferentes percepções religiosas, bem como na sociedade.
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