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dc.contributor.advisorSouza, Sandra Elisa Réquia
dc.creatorSoares, Simone Menezes
dc.date.accessioned2021-03-05T16:58:42Z
dc.date.available2021-03-05T16:58:42Z
dc.date.issued2020-12-01
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20383
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractThis work whose objective was to understand the role of spirituality in school and in personal life was outlined from the question: To what extent does spirituality help students' behavior in school and in personal life? Specifically, we sought to conceptualize the terms Spirituality and Religion; present tools to work on the development of spirituality through Religious Education classes; point out the main concepts and benefits that the school and the community will have with the insertion of the development of spirituality in daily life. The justification focused on the need to have greater knowledge of human value, empathy, alterity and thus, inspire students in individual transformation, and consequently, social transformation, through a pedagogy with more spiritualized values as an integral part of this new walk. To support and validate the data collection, a qualitative, exploratory, descriptive and observational research methodology was used, complemented by a narrative, where the opinion and trajectory on the role of spirituality in personal life and at school were requested, with the participation of two people of different beliefs. The results pointed to the need for a broader study on the relationship between Spirituality and students' behavior and people's lives. Final considerations mark the importance of this study as a support for Religious Education to collaborate with the development of spiritual aspects in the school context considering the different religious perceptions, as well as in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEspiritualidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSpiritualityeng
dc.titleO papel da espiritualidade no comportamento dos alunos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe role of spirituality in the behavior of students in fundamental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoEste trabalho cujo objetivo foi compreender o papel da espiritualidade na escola e na vida pessoal foi delineado a partir do questionamento: Em que medida a espiritualidade auxilia no comportamento dos alunos na escola e na vida pessoal? Especificamente buscou-se conceituar os termos Espiritualidade e Religião; apresentar ferramentas para trabalhar o desenvolvimento da espiritualidade através das aulas de Ensino Religioso; apontar os principais conceitos e benefícios que a escola e a comunidade terão com a inserção do desenvolvimento da espiritualidade na vida cotidiana. A justificativa centrou-se na necessidade de ter maior conhecimento do valor humano, de empatia, de alteridade e assim, inspirar os alunos na transformação individual, e consequentemente, a transformação social, através de uma pedagogia com valores mais espiritualizados como parte integrante desse novo caminhar. Para fundamentar e validar a coleta de dados foi utilizada uma metodologia uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e observacional, complementada por uma narrativa, onde foi solicitada a opinião e trajetória sobre o papel da espiritualidade na vida pessoal e na escola, com a participação de duas pessoas de diferentes crenças. Os resultados apontaram para a necessidade de um estudo mais amplo sobre a relação da Espiritualidade com o comportamento dos alunos e com a vida das pessoas. As considerações finais marcam a importância deste estudo como suporte para que o Ensino Religioso colabore com o desenvolvimento dos aspectos espirituais no contexto escolar considerando as diferentes percepções religiosas, bem como na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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