O papel dos símbolos no processo educativo e religioso
Resumo
Este trabalho tem como foco o papel dos símbolos no processo educativo e religioso. O estudo teve o objetivo geral de analisar a contribuição dos elementos que compõem o fenômeno religioso, a partir da narrativa de uma professora do Ensino Médio, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presente na sociedade. Tem como objetivos específicos identificar os significados dos símbolos religiosos e a sua relação com a vivência religiosa dos alunos no Ensino Médio; reconhecer as diversidades religiosas presentes na escola e como os alunos a vivenciam Para tanto, foi realizada uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa e autobiográfica porque exige ao rigor da compreensão, mas não significa rigidez e inflexibilidade, ao contrário do que imaginamos no universo dos sujeitos sociais, precisamos ampliar nossos sentidos. As informações para essa pesquisa foram coletadas por meio uma entrevista narrativa com uma professora da disciplina do Ensino Religioso de uma escola da zona rural de Agudo/RS. as experiências vivenciadas por mim, nesta pesquisa, contemplaram a meu objetivo e a minha própria formação como professor, pois a trajetória de trabalho narrada pela professora revelou saberes e experiências, presentes no cotidiano escolar e na vida dela, assim como contribuições para a história dos que lutam por uma educação pública de qualidade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: