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dc.contributor.advisorFraga, Laura Pippi
dc.creatorFerreira, Cleusa Eli Lopes
dc.date.accessioned2021-03-11T13:57:48Z
dc.date.available2021-03-11T13:57:48Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20410
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Ciências da Religião, RS, 2020.por
dc.description.abstractThe Brazilian Federal ConstitutionestablishesReligiousEducation as a compulsoryschoolsubject inthe Basic Education curriculum. Followingnationalguidelines, ReligiousEducation in PublicSchools must have a supra confessional andinterreligiouscharacter, prohibitinganyformofindoctrinationandproselytism, seekingtopropagatetheideaof religiousdiversity. Despitethelegislationinstituting a modelbasedonsecularism, cultural factorscontributetothedifficultyofcertainreligionsacceptingthe new teachingmodel, makingthepublicschoolspace still used as a fieldofreligiousindoctrination, contributinglittletotheeliminationofprejudicereligious. Facedwiththisproblem, thepresentworkaimstoverifyhowthepreparationofteachers for thisscenarioisbeing. The researchaimedtoverifyifthecontentsdeveloped in the ER classes in the post-secondaryteaching classes oftheStateInstituteofEducation Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha de Santana do Livramento / RS are in accordancewiththe RS Theoretical Framework of RS andwith BNCC. The studycanbeclassified as a bibliographicresearch, however, it canalsobeunderstood as a case study, as it iscarried out from a joint analysiswiththe professor ofthe discipline ofReligiousEducationofthestudiedgroups. At theendofthestudy, it isconcludedthat, althoughReligiousEducation in theearlyyearsofElementaryEducationhassupport in BNCC and in the Gaúcho Curriculum Reference, there are manyweaknesses in its real implementation in thecontextofschools, such as thespecificcontentsoftheTeachingareaReligiousandlackofteacher training.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLaicidadepor
dc.subjectConteúdospor
dc.subjectMagistériopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectSecularityeng
dc.subjectContentseng
dc.subjectMagisteriumeng
dc.titleUma análise sobre o ensino religioso nas turmas do magistério pós médio do Instituto Estadual de Educação Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunhapor
dc.title.alternativeAn analysis on religious teaching in the post-mid-magistery classes of the State Education Institute Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunhaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoA Constituição Federal Brasileira institui o Ensino Religioso como disciplina escolar de oferta obrigatória no currículo do Ensino Fundamental. Seguindo as diretrizes nacionais, o Ensino Religioso nas Escolas Públicas deve apresentar caráter supra confessional e inter-religioso, vedando qualquer forma de doutrinação e proselitismo, buscando propagar a ideia de diversidade religiosa.Apesar da legislação instituir um modelo baseado na laicidade, fatores culturais contribuem para a dificuldade de certas religiões aceitarem o novo modelo de ensino, fazendo com que o espaço da escola pública ainda seja utilizado como campo de doutrinação religiosa, pouco contribuindo para a eliminação do preconceito religioso. Frente à esta problemática, o presente trabalho visa verificar como está sendo a preparação dos professores para este cenário. A pesquisa teve como objetivo verificar se os conteúdos desenvolvidos nas aulas de ER nas turmas do Magistério Pós Médio do Instituto Estadual de Educação Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha de Santana do Livramento/RS estão de acordo com o Referencial Teórico de ER do RS e com a BNCC. O estudo pode ser classificado como uma pesquisa bibliográfica, entretanto, também pode ser entendido como um estudo de caso, pois é concretizado a partir de uma análise conjunta com o professor regente da disciplina de Ensino Religioso das turmas estudadas. Ao final do estudo, conclui-se que, embora o Ensino Religioso nos primeiros anos do Ensino Fundamental tenha amparo na BNCC e no Referencial Curricular Gaúcho, existem muitas fragilidades em sua real implantação no contexto das escolas, como os conteúdos próprios da área de Ensino Religioso e à falta de formação do professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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