Ensino religioso nas escolas estaduais de ensino fundamental do RS: objetos de conhecimento e habilidades

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Data
2021-01-15Autor
Pereira, Martha Helena Segatto
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O Ensino Religioso, reconhecido como parte integrante da formação básica do educando, tem sua posição demarcada no currículo do Ensino Fundamental, seja disciplina ou área do conhecimento, dada sua presença efetiva na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Compete ao Ensino Religioso abordagens religiosas, morais, éticas e científicas, sem privilégio a nenhuma crença ou convicção, considerando a existência de filosofias seculares de vida, fundamentadas nos seguintes preceitos, dispostos na BNCC. O Referencial Curricular Gaúcho (2018), que é um documento balizador para construção dos currículos nas escolas de diferentes esferas no RS, está engendrado com as dez macrocompetências essenciais da BNCC e apresenta os fundamentos pedagógicos, a caracterização de suas áreas e componentes curriculares, bem como o quadro organizacional do currículo construído, contendo unidades temáticas, objeto do conhecimento, competências e habilidades da BNCC, mais as habilidades acrescidas das contribuições dos profissionais da educação do RS. Esse estudo tem como objetivo principal identificar esses objetos de conhecimento e habilidades do componente curricular Ensino Religioso nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do RS. O RCG é norteador dos saberes que se tornam direitos de aprendizagem significativas, não se constituindo como estrutura única, possibilitando a abertura às redes privadas confessionais a desenvolverem suas especificidades.
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