Comunicação pública, diversidade cultural e públicos: um panorama da diversidade cultural em Frederico Westphalen
Resumo
Este trabalho visa refletir sobre comunicação pública e diversidade cultural. Para tanto, propõe-se investigar em como o tema da diversidade cultural marca presença nas práticas comunicativas de organizações públicas da área cultural do município de Frederico Westphalen (Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Biblioteca Municipal e Museu municipal), bem como analisar as percepções dos públicos dessas instituições acerca de tal aspecto. A justificativa do trabalho é ancorada nos valores e compromissos sociais da comunicação pública, especialmente no que tange à diversidade, pluralidade de modos de vida e democracia. A comunicação pública, nesses termos, abarca necessariamente questões sobre a diversidade cultural, e os órgãos públicos dedicados à cultura devem perceber e contemplar em suas ações, e discursos, a sociedade enquanto um corpo diverso. O objetivo geral da pesquisa é compreender como os gestores dos órgãos culturais e as pessoas que são contempladas pelas atividades de cultura destes órgãos percebem a diversidade cultural. Os objetivos específicos, por sua vez, incluem: identificar como as organizações públicas de cultura de Frederico Westphalen contribuem, contemplam e incluem a diversidade cultural em suas atividades de comunicação pública; compreender a percepção dos públicos mediante as atividades da comunicação pública promovidas pelas instituições governamentais; e tensionar a teoria normativa de comunicação pública com os dados empíricos acerca do município de Frederico Westphalen. Em relação ao percurso metodológico, a pesquisa é caracterizada como descritiva e explicativa (GIL, 2018), além de abordar a pesquisa bibliográfica (2011) e a realização de dois movimentos. O primeiro movimento empírico envolve a realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores da comunicação de cada órgão público cultural, bem como, uma análise sobre uma cartografia cultural já realizada no município (LISBOA, et.al, 2016). Enquanto o segundo será pautado em questionários quantitativos acerca da diversidade cultural, a serem aplicados junto aos públicos do município pesquisado. Os movimentos metodológicos, serão analisados para: no primeiro movimento, entender como a comunicação pública vê a diversidade cultural; no segundo, analisar o conjunto dessas práticas culturais pela ótica dos públicos, observando como eles percebem a inclusão e as ações de diversidade cultural dos órgãos investigados. Identifica se, com esta pesquisa, que existe uma pouca inclusão cultural no município, devido ao pensamento não inclusivo, tanto dos órgãos públicos, como da própria população.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Aproximação universidade e sociedade por meio da cultura: reflexões sobre a implantação do centro de convenções da UFSM
Borges, Edison Luiz Pavão (2022-10-25)As instituições universitárias têm participado mais ativamente da construção das políticas públicas voltadas ao acesso do público consumidor da cultura e da arte produzida e disseminada dentro das universidades, com ... -
Planejamento na gestão cultural: desafios a um modelo eficiente
Costa, Greice Emanuela Morati da (2015)Anualmente vemos diversos projetos culturais sendo aprovados na Lei de Incentivo à Cultura do município de Santa Maria (LIC) e isso é extremamente benéfico para o desenvolvimento cultural. No entanto, passamos a questionar ... -
O relações públicas no mercado cultural: estudo de caso do evento Descubra UFSM
Moro, Andriele Rodrigues (2014-12-10)O objetivo desta pesquisa é compreender o papel do profissional de Relações Públicas no mercado cultural, tendo como base um estudo do evento “Descubra UFSM”. Para tanto, buscamos entender como esse profissional pode ...