Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheid, Daiane
dc.creatorZabot, Marília
dc.date.accessioned2021-03-15T20:22:38Z
dc.date.available2021-03-15T20:22:38Z
dc.date.issued2019-11-18
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationZabot, M. Diplomacia pública no blog Be Brasil. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20446
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2019por
dc.description.abstractPublic diplomacy is a field of study that intersects several areas, including public relations. International public relations deals with a nation's relationship with global audiences and public diplomacy is the nation's efforts to relate, inform, and manage its image to increasingly diverse foreign audiences. Brazil has an agency called Apex-Brasil that, among so many attributions aimed at results in terms of exports and public diplomacy, maintains the blog Be Brasil. Therefore, the main objective of this paper is to characterize publications that have the character of public diplomacy efforts in this means of communication maintained by the organization. For this purpose, through bibliographic research, it was possible to identify information that allows the elaboration of a categorization system that is used to characterize the publications of the blog Be Brasil from Apex-Brasil in the context of public diplomacy. The proposed categories are Communication and Information, Advocacy and Influence, Market scenery, Relational and Political and National Security. All but the last were detected on the blog's three tabs: Food and Beverages, Creative Industries and Innovation and Technology. From then on organization of information in tables and graphs, data analysis was performed. Thus, it was possible to conclude that the blog Be Brasil presents efforts of public diplomacy and that these are of a more Market scenery nature when it comes to Food and Beverages, more Advocacy and Influence when it comes to Innovation and Technology and more Relational focus on Innovation and Technology.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações públicas iternacionaispor
dc.subjectDiplomacia públicapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectBlog Be Brasilpor
dc.subjectInternational public relationseng
dc.subjectPublic diplomacyeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleDiplomacia Pública no blog Be Brasilpor
dc.title.alternativePublic diplomacy on the blog Be Brasileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationRelações Públicas Bachareladopor
dc.description.resumoA diplomacia pública é um campo de estudo que intersecta diversas áreas, entre elas, as relações públicas. Relações públicas internacionais se preocupam com o relacionamento de uma nação com os públicos globais e a diplomacia pública nada mais é do que os esforços empreendidos por uma nação para se relacionar, informar e gerir sua imagem frente a públicos estrangeiros cada vez mais diversos. O Brasil conta com uma agência chamada Apex-Brasil que, dentre tantas atribuições que visam resultados em termos de exportações e diplomacia pública, mantem o blog Be Brasil. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho é caracterizar as publicações que apresentam caráter de esforços de diplomacia pública nesse meio de comunicação mantido pela organização. E para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica, foi possível identificar informações que permitem a construção de um sistema de categorização que é utilizado para caracterizar as publicações do blog Be Brasil, da Apex- Brasil, no contexto diplomacia pública. As categorias propostas são Comunicação e Informação, Advocacia e Influência, Mercadológica, Relacional e Política e Segurança Nacional. Todas essas, exceto a última, foram detectadas nas três abas do blog: Alimentos e Bebidas, Indústria Criativa e Inovação e Tecnologia. A partir da organização das informações em quadros e gráficos, foi realizada a análise dos dados. Desta forma, é possível concluir que o blog Be Brasil apresenta esforços de diplomacia pública e que estes são de cunho mais mercadológico quando se trata de Alimentos e Bebidas, mais de Advocacia e Influência quando se trata de Inovação e Tecnologia e com foco mais Relacional na área da Inovação e Tecnologia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto