Análise do desenvolvimento físico dos estudantes brasileiros de 8 a 12 anos de idade da cidade de Tupanciretã
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi verificar o desenvolvimento físico de estudantes do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. O grupo de estudo foi composto por todas as crianças de idade de 8 a 12 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Município de Tupanciretã,RS, Brasil. Totalizando 90 estudantes, 42 de sexo masculino e 48 de sexo feminino. Para verificar o desenvolvimento físico das crianças foram utilizados os seguintes testes físicos padronizadas: salto em extensão sem corrida, arremesso de bola de 150g, abdominal modificado, barra fixa alta para sexo masculino e barra fixa baixa para sexo feminino, corrida de 30 metros e corrida/caminhada de 1000m. Para avaliação do desenvolvimento físico dos alunos foi utilizada a metodologia proposta por Kalinine. Foram coletadas também as medidas antropométricas: peso, altura e IMC. Os resultados da pesquisa mostraram que o desenvolvimento físico dos estudantes pesquisados, segundo os critérios de avaliação propostos, no geral encontra-se insuficiente. Somente nos testes de Corrida de 30 metros e Salto em extensão sem corrida, os estudantes de ambos os sexos mostraram, em média, o resultado “Bom”. Nos testes de Barra Fixa, Lançamento da Bola de 150g para ambos os sexos e Abdominal Modificado para sexo masculino foi mostrado o desempenho péssimo. Achamos que isso acontece porque não há metas para os professores de educação física seguirem, metas que exijam desenvolvimento dessas capacidades físicas dos alunos, para que haja um fortalecimento da saúde destes, através do seu desenvolvimento físico.