Exploração do limite pobre em carga parcial de um motor ignição por centelha de injeção direta operando com etanol
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Data
2021-03-12Autor
Prante, Geovane Alberto Frizzo
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Rigorosas
legislaç ões ambienta is exig em o desenvolvimen to de motores de combustão interna
com maiores eficiências térmicas para reduzir as emissõe s de gases de efeito estufa. Programas
governamentais brasileiros como ROTA 2030 e RenovaBio impulsionam a pesquisa e o
desenvolvimento de motores altamente eficient es movidos a biocombustíveis, como o bioetanol
de cana de açúcar, que tem pegada de carbono próxima de zero . Algumas tecnologias foram
implementas como injeção direta de combustível , comando de válvula variável e turbo
alimentação , em motores de ignição p or centelha de tamanho reduzido para alcançar maiores
eficiências térmicas e diminuir as emissões de CO2. A combustão homogênea pobre pode
melhorar o consumo de combustível e reduzir emissões. Para explorar o limite pobre em
motor es SI , testes experimentai s foram executados para investigar o desempenho, efic iência,
combustão e emiss ões de um motor Ford 1.0l Ti VCT EcoBoost operando com etanol
hidratado. O etanol hidratado é um combustível comercial brasileiro que possui maior
velocidade laminar de chama e m aior tolerância à diluição comparado a gasolina e, po rtanto,
pode aumentar estabilidade de combustão. A operação de carga parcial (abaixo de 8,0 bar
IMEP) foi explorada na velocidade de rotação de 1500 rpm. A relação ar combustível foi
variada de lambda 1, 0 até lambda 1,5. O limite de combustão estável (CoV de IMEP ≤ 3,0%)
foi a lcançado em lambda 1, 4. A menor carga indicada , 2,1 bar IMEP , foi limitada por
estabilidade de combustão em lambda 1,3. A máxima eficiência indicada foi de 36,9% na carga
indicada de 8,0 bar IMEP e lambda 1,4. As emissões de NOx foram 1,4 g / kWh a 4,0 bar IMEP
e lambda 1,4.
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- TCC Engenharia Mecânica [115]