Efeito da prática de ballet clássico no controle postural de escolares
Resumo
Esta dissertação teve como objetivos comparar o efeito do tempo de prática de Ballet clássico no controle postural dinâmico e funcionalidade de membros inferiores de bailarinas com mais de um ano de prática e bailarinas com dois meses de prática de Ballet clásscio; e também comparar escolares não praticantes de Ballet clássico com escolares praticantes durante dois meses de prática. Foram produzidos dois artigos para responder os questionamentos desta dissertação. Participaram dos estudos, sete meninas em cada grupo. As avaliações consistiram em definição da dominância do membro inferior, aquecimento, anamnese, questionário sobre atividade física regular – PAC-C, avaliação funcional e avaliações do controle postural dinâmico. Para tal, foram utilizados alguns questionários para caracterização da amostra, sistema de análise cinética e instrumento de funcionalidade. Como resultados os artigos mostraram que bailarinas experientes em fase escolar que estão com idades próximas há 10 anos parecem ter melhor controle postural dinâmico, na execução de saltos, comparadas a bailarinas inexperientes de mesma faixa etária. Já as bailarinas inexperientes apresentaram maior desempenho em funcionalidade de membros inferiores na direção posteromedial e similar comportamento nas direções anteroposterior e posterolateral comparado as bailarinas experientes. E também resultados preliminares mostraram que a prática de Ballet clássico a curto prazo traz benefícios para a funcionalidade de membros inferiores e controle postural dinâmico de escolares.
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