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dc.creatorPinto, Kélen Munhos
dc.date.accessioned2021-04-01T20:26:35Z
dc.date.available2021-04-01T20:26:35Z
dc.date.issued2019-08-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20481
dc.description.abstractThis dissertation aimed to compare the effect of classical ballet practice time on dynamic postural control and lower limb functionality of ballerinas with more than one year of practice and ballerinas with two months of classical ballet practice; and also compare non-practicing classical ballet students with practicing students during two months of practice. Two articles were produced to answer the questions of this dissertation. Seven girls in each group participated in the studies. The assessments consisted of lower limb dominance definition, warm-up, anamnesis, regular physical activity questionnaire - PAC-C, functional assessment and dynamic postural control assessments. For this, some questionnaires were used for sample characterization, kinetic analysis system and functionality instrument. As a result the articles showed that experienced school-age dancers who have been around for 10 years appear to have better dynamic postural control in performing jumps compared to inexperienced dancers of the same age group. The inexperienced dancers presented higher performance in lower limb functionality in the posteromedial direction and similar behavior in the anteroposterior and posterolateral directions compared to the experienced dancers. Preliminary results have also shown that short-term classical ballet practice has benefits for lower limb functionality and dynamic postural control in schoolchildren.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEquilíbrio posturalpor
dc.subjectTerapia através da dançapor
dc.subjectTerapia por exercíciopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectChildeng
dc.subjectPostural balanceeng
dc.subjectTherapy through danceeng
dc.subjectExercise therapyeng
dc.subjectDanceeng
dc.titleEfeito da prática de ballet clássico no controle postural de escolarespor
dc.title.alternativeEffect of classical ballet practice on postural school controleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivos comparar o efeito do tempo de prática de Ballet clássico no controle postural dinâmico e funcionalidade de membros inferiores de bailarinas com mais de um ano de prática e bailarinas com dois meses de prática de Ballet clásscio; e também comparar escolares não praticantes de Ballet clássico com escolares praticantes durante dois meses de prática. Foram produzidos dois artigos para responder os questionamentos desta dissertação. Participaram dos estudos, sete meninas em cada grupo. As avaliações consistiram em definição da dominância do membro inferior, aquecimento, anamnese, questionário sobre atividade física regular – PAC-C, avaliação funcional e avaliações do controle postural dinâmico. Para tal, foram utilizados alguns questionários para caracterização da amostra, sistema de análise cinética e instrumento de funcionalidade. Como resultados os artigos mostraram que bailarinas experientes em fase escolar que estão com idades próximas há 10 anos parecem ter melhor controle postural dinâmico, na execução de saltos, comparadas a bailarinas inexperientes de mesma faixa etária. Já as bailarinas inexperientes apresentaram maior desempenho em funcionalidade de membros inferiores na direção posteromedial e similar comportamento nas direções anteroposterior e posterolateral comparado as bailarinas experientes. E também resultados preliminares mostraram que a prática de Ballet clássico a curto prazo traz benefícios para a funcionalidade de membros inferiores e controle postural dinâmico de escolares.por
dc.contributor.advisor1Mota, Carlos Bolli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319954295407481por
dc.contributor.referee1David, Ana Cristina de
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Botton, Cintia Ehlers
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745899005823527por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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