Seções finais em artigos acadêmicos da estatística: uma análise crítica de gênero
View/ Open
Date
2019-02-27Primeiro membro da banca
Marcuzzo, Patrícia
Segundo membro da banca
Navarro, Federico
Metadata
Show full item recordAbstract
No Brasil, áreas disciplinares como Química, Engenharia e Estatística predominantemente
publicam em inglês, o que implica a necessidade de conhecimentos sobre questões formais
e funcionais exigidas pelas práticas sociais e discursivas típicas de cada área. Embora o artigo
acadêmico tenha sido amplamente investigado para fins de ensino nas últimas décadas
(SWALES 1990; 2004; MOTTA-ROTH; HENDGES 2010, p.ex.), ainda há uma necessidade
de investigar o discurso científico e a escrita acadêmica em áreas disciplinares específicas.
Além disso, há uma carência de investigações sobre as seções de Resultados e de Discussão
do artigo acadêmico experimental (AAE), uma vez que pesquisadores publicam para relatar
resultados de pesquisas e obter reconhecimento na área de estudo. Tendo como uma das
motivações da presente pesquisa a disciplina de leitura instrumental em inglês no curso de
bacharelado em Estatística na UFSM, este estudo tem como objetivo investigar e descrever
elementos de organização retórica e características do discurso das seções de Resultados e
de Discussão / Conclusão do AAE da referida área. Para tanto, este estudo tem como base a
perspectiva teórico-metodológica da Análise Crítica de Gênero (MEURER 2002; MOTTAROTH
2008; MOTTA-ROTH; HEBERLE 2015), que fornece ferramentas teóricometodológicas
para etapas de análise textual e contextual. Neste estudo, dois periódicos
representativos na área da Estatística e 40 AAEs publicados em inglês foram analisados à luz
da literatura pertinente e através de consultas com um informante especialista do curso de
Estatística da UFSM. Resultados das análises textuais revelam que o AAE na Estatística não
apresenta uma organização típica de artigos experimentais – IMRD (SWALES 1990). Após a
seção de Introdução, as informações referentes a contextualização, metodologia e resultados
são apresentadas em diferentes seções com títulos variados, os quais apresentam uma
sequência recorrente. Os resultados estão presentes em duas seções nomeadas Estudos de
Simulação e Aplicações, as quais iniciam com informações metodológicas. E por fim, a seção
de Discussão/Conclusão apresenta títulos definidos. A organização retórica das seções
referentes a resultados apresenta ênfase significativa nos movimentos de procedimentos e de
descrição do cenário de simulação e de aplicação visto que, segundo informações oriundas
de consultas com informante, a metodologia e apresentação de modelos estatísticos
apresentam um papel muito relevante em publicações nos AAEs da área. A seção de
discussão, que ora é chamada conclusão, apresenta organização retórica semelhante à de
pesquisas prévias (HOPKINS; DUDLEY-EVANS, 1988, YANG; ALLISON, 2003, p.ex.).
Esperamos que este estudo possa contribuir para ampliar a conscientização sobre o processo
de leitura e de redação acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento de material para
ensino de EAP, tanto na área disciplinar em questão, para a disciplina de leitura instrumental
no curso de Estatística da UFSM, como em outras áreas disciplinares.
Collections
The following license files are associated with this item: