dc.creator | Santos, Sirlene Aparecida dos | |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T12:00:05Z | |
dc.date.available | 2021-04-09T12:00:05Z | |
dc.date.issued | 2016-05-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20514 | |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the use of databases offered by the Federal University of
Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, as well as the difficulties encountered
by users. Research subjects were Professors and undergraduate students. The methodology
used was quantitative with the gathering of some qualitative data. The developed research
was descriptive. The study verified, usin g descriptive statistics, users degree of difficulty in
relation to the knowledge and the use of databases. Results indicated that Capes Journals
Database and My Library were the databases that got the best reviews and had less
difficulties. Regarding the UFSM Journals database, most students stayed neutral on the
issues, and finally, the evaluation of the Bank of Theses and Dissertations and the E volution
database, the majority of respondents claimed not to use these bases. Most teachers said it
is someti mes difficult to search the databases and that the dissemination of such bases is not
adequate, which makes it difficult to research on them. This research found that teachers use
the UFSM Databases, but what is missing from them is incentive for students to use more
these bases to do their academic work. There was the need for greater dissemination and
promotion of training courses for those users. In the analysis of qualitative data, this finding
was confirmed given that users suggested an improve in the dissemination of these
databases, promotion of training for its use and production of materials for guidance, in
academia, of this important source of information. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bases de dados | por |
dc.subject | Usabilidade | por |
dc.subject | Capacitação | por |
dc.subject | Bibliotecário | por |
dc.subject | Databases | eng |
dc.subject | Usability | eng |
dc.subject | Training courses | eng |
dc.subject | Librarian | eng |
dc.title | Usabilidade das bases de dados nas universidades federais:o caso da UFSM – campus Frederico Westphalen | por |
dc.title.alternative | Usability of databases at federal universities: the case of UFSM – campus Frederico Westphalen | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve por objetivo averiguar o uso das Bases de Dados oferecidas na
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico West phalen, assim como
as dificuldades encontradas pelos usuários. O público pesquisado foram os professores e os
estudantes de graduação. A metodologia utilizada foi quantitativa com coleta de alguns
dados qualitativos. A pesquisa desenvolvida foi descritiva. O estudo verificou, utilizando a
estatística descritiva, o grau de dificuldade dos usuários em relação ao conhecimento e uso
das Bases de Dados. Os resultados mostraram que o Portal de Periódicos Capes e o Minha
Biblioteca foram as bases que obtiveram as melhores avaliações de uso e apresentaram
menos dificuldades. Em relação ao Portal de Periódicos da UFSM, grande parte dos
estudantes ficou neutro nas questões, e, por fim, na avaliação do Banco de Teses e
Dissertações e da Base E volution , a maioria dos r espondentes alegou não utilizar essas
bases. A maior parte dos professores afirmou que encontra, às vezes, dificuldades ao
pesquisar as Bases de Dados e que a divulgação dessas bases não é suficiente, o que
acaba dificultando as pesquisas nas mesmas. A pre sente pesquisa concluiu que os
professores utilizam as Bases de Dados da UFSM, mas faltam estímulos da parte deles para
que os estudantes utilizem mais essas bases para realizarem seus trabalhos acadêmicos.
Observou se a necessidade de maior divulgação e p romoção de cursos de capacitação para
esses usuários. Na análise dos dados qualitativos, essa constatação foi confirmada, tendo
em vista que os usuários deram sugestões para uma melhor divulgação das Bases de
Dados, promoção de capacitações para o seu uso e criação de materiais para
conhecimento, no meio acadêmico, dessa importante fonte de informação.
Palavras | por |
dc.contributor.advisor1 | Schuch Júnior, Vitor Francisco | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5509931124719954 | por |
dc.contributor.referee1 | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.contributor.referee2 | Mata, Marta Leandro da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3565691007175773 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |