Proposta para a reestruturação da assistência estudantildos câmpus fora de sede da Universidade Federal de Santa Maria
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Data
2016-02-24Primeiro membro da banca
Zamberlan, João Fernando
Segundo membro da banca
Madruga, Lucia Rejane da Rosa Gama
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação discorre sobre a Assistência Estudantil dos Câmpus fora de Sede da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por objetivo, apresentar uma proposta
para a reestruturação da Assistência Estudantil dos Câmpus fora de Sede da UFSM, de modo
que contemple as especificidades locais e, ao mesmo tempo, a política institucional. Trata se
de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram
a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram
profissionais e representantes da Direção dos Câmpus fora de Sede: Frederico Westphalen,
Palmeira das Missões, Silveira Martins, Cachoeira do Sul e representante da Pró Reitoria de
Assuntos Estudantis. A análise das entrevistas permitiu o olhar interno à UFSM, onde se
percebeu que os entrevistados têm o entendimento da importância da Assistência Estudantil
para a permanência dos estudantes na universidade até a co nclusão do curso; faz se necessário
realizar Assistência de forma ampliada, contudo, a Assistência Básica deverá ser garantida em
todos os Câmpus; que as responsabilidades da Assistência Estudantil dos Câmpus fora de
Sede são da PRAE, mas a Direções tem qu e atuar em conjunto; nos órgãos de Assistência
Estudantil dos Câmpus prevalece a autoridade informal; a comunicação também é
estabelecida informalmente; a tomada de decisões, na maioria das vezes, é compartilhada
entre os profissionais da equipe e varia de um Câmpus para outro, dependendo das
necessidades do momento, dos envolvidos e dos seus entendimentos, caracterizando se como
decisões não programadas. A análise documental possibilitou um olhar para fora da UFSM, a
partir da experiência de outras Institu ições Federais de Ensino Superior com Câmpus fora de
Sede, sendo que se verificou que na maioria delas os órgãos de Assistência Estudantil dos
Câmpus tem denominações distintas, entretanto, se referem à Política de Assistência
Estudantil; há semelhanças na composição das equipes, formadas por profissionais das áreas
de Administração, Pedagogia, Psicologia, Saúde e Serviço Social; algumas Instituições
apresentam descrições de atribuições e responsabilidades em relação aos órgãos,
coordenações e cargos; apres entam aspectos em relação à gestão da Assistência Estudantil
fora de Sede e o predomínio de estrutura do tipo formal nos Institutos e do tipo informal nas
Universidades. Tendo isso, por meio do Plano 5W2H apresentam se alguns elementos, que se
caracterizam numa proposta para a Reestruturação da Assistência Estudantil dos Câmpus fora
de Sede e assim, o anseio é que de alguma forma, se contribua com o cotidiano da Assistência
Estudantil da UFSM, especialmente no que se refere aos Câmpus fora de Sede.
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