Mostrar registro simples

dc.creatorPaim, Luciane de Lima
dc.date.accessioned2021-04-13T10:53:36Z
dc.date.available2021-04-13T10:53:36Z
dc.date.issued2019-02-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20545
dc.description.abstractIt is understood that violence against women is a historical phenomenon, born of the relations of gender inequality, inequalities of class, race, and sexuality, which are connected to the interests of the patriarchal way of production. It is also understood that it is difficult to analyze gender relations without understanding them in their historical, economic and social context. When analyzed in the patriarchal order, it is necessary to perceive them within and from the inequalities of class, race, and sexuality, without hierarchizing them, since these are also structuring axes of the society and are tied to each other. In this sense, this dissertation aims to comparatively analyze two works by Conceição Evaristo: Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011) and Olhos D'água (2014), and to identify, from this analysis, violence against women that is inflicted on the characters presented by the author. Conceição Evaristo is an active participant in movements of valorization of the black culture in our country, the aforementioned author made her debut in the literature in 1990, when she began to publish her short stories and poems in the series Cadernos Negros. Owner of versatile writing, Evaristo cultivates poetry, fiction, and essay. In this way, her texts have been getting more and more readers, which is considered very positive, whereas, centuries ago, a black woman's books would never have been read. As for the analyzes, they will be divided by blocks and will encompass the various forms of violence that the female characters suffer throughout the narratives. In addition, this dissertation intends to problematize issues involving the relations between racism, violence against women and patriarchalism. Methodologically, excerpts from the narratives that reinforce what was mentioned by Beauvoir, Butler, Spivak, Bourdie, Scott, Freyre, Tiburi, among others, on violence against women, gender inequality, racial discrimination, and patriarchalism. In addition, each literary work had the stories selected and divided into physical, sexual, patrimonial and symbolic violence. In the final stages, it can be concluded that of the short stories analyzed, all have some form of violence against women. As in this research, the woman is seen as a victim, therefore it is stated that of the characters presented by the author and selected for the study, all suffer some kind of violence, be it physical, symbolic, sexual, patrimonial or even all together.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectViolência contra mulherpor
dc.subjectContospor
dc.subjectLiteratura de autoria feminina negrapor
dc.subjectConceição Evaristopor
dc.subjectViolence against womeneng
dc.subjectShort storieseng
dc.subjectLiterature of black female authorshipeng
dc.titleEles nunca vão nos calar: um debate sobre a violência contra a mulher nos contos de Conceição Evaristopor
dc.title.alternativeThey will never silence us: a debate on violence against women in Conceição Evaristo's short storieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCompreende-se, que a violência contra a mulher é um fenômeno histórico, rebento das relações de desigualdade de gênero, desigualdades de classe, raça e sexualidade, as quais estão conectadas aos interesses do modo de produção patriarcalista. Entende-se, também, que é complicado analisar as relações de gênero sem compreendê-las em seu contexto histórico, econômico e social. Quando analisadas na ordem patriarcal, é preciso percebê-las dentro e a partir das desigualdades de classe, raça e sexualidade, sem hierarquizá-las, já que estas são também eixos estruturantes da sociedade e encontram-se amarradas umas às outras. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo geral analisar comparativamente duas obras de Conceição Evaristo: Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011) e Olhos D’água (2014), e identificar, a partir dessa análise, a violência contra mulher que é acometida às personagens apresentadas pela autora. Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, a autora supracitada estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Dona de uma escrita versátil, Evaristo cultiva a poesia, a ficção e o ensaio. Dessa maneira, seus textos vêm angariando cada vez mais leitores, o que se considera algo muito positivo, visto que, em séculos atrás jamais seriam lidos livros de uma mulher negra. Quanto às análises, as mesmas serão divididas por blocos e englobarão as diversas formas de violências que as personagens femininas sofrem ao longo das narrativas. Além disso, pretende-se problematizar questões que envolvam as relações entre racismo, violência contra a mulher e patriarcalismo. Metodologicamente, foram analisados excertos das narrativas que reforçam o que já foi mencionado por Beauvoir, Butler, Spivak, Bourdie, Scott, Freyre, Tiburi, entre outros, sobre violência contra mulher, desigualdade de gênero, discriminações raciais, e patriarcalismo. Ademais, cada obra teve os contos selecionados e divididos quanto à violência física, sexual, patrimonial e simbólica. Em vias finais, pode-se concluir que dos contos analisados, todos apresentam alguma forma de violência contra a mulher. Como nessa pesquisa a mulher é vista como vítima, afirma-se que das personagens apresentadas pela autora e selecionadas para o estudo, todas sofrem algum tipo de violência, seja ela física, simbólica, sexual, patrimonial ou, ainda, todas juntas.por
dc.contributor.advisor1Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773862679226891por
dc.contributor.referee1Porto, Luana Teixeira
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Silva, Vera Lucia Lenz Vianna da
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7465885307907861por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International