Educação do campo e comunidade quilombola Cerro do Ouro – São Gabriel/RS: territorialidades em resistência
Resumo
A Educação do Campo é uma modalidade de ensino que propõe um projeto educacional direcionado aos povos do campo, a partir da realidade, dos saberes-fazeres, e aspectos culturais dos seus estudantes. Tendo em vista o contexto que permeia a Escola Municipal do Campo de Ensino Fundamental Baltazar Teixeira da Silveira, localizada na área rural do município de São Gabriel/RS, na qual atende a discentes oriundos da Comunidade remanescente quilombola Cerro do Ouro, bem como a territorialidade desses sujeitos, a presente pesquisa tem como objetivo geral: compreender a proposta da Educação do campo junto às populações remanescentes quilombolas, no Distrito Cerro do Ouro – município de São Gabriel/RS. Sendo os objetivos específicos: a) Verificar as políticas públicas voltadas aos remanescentes quilombolas no município citado, tanto no âmbito econômico, como no educacional; b) Entender a relação do Projeto Político Pedagógico da EMCEF Baltazar Teixeira da Silveira junto à realidade escolar; c) Identificar as estratégias educacionais efetuadas pela escola citada e pela Secretaria de Educação do município para atender as demandas educativas das populações quilombolas; d) Estudar a territorialidade quilombola Cerro do Ouro. No que tange à metodologia utilizada para o desenvolvimento desta proposta de estudo, os procedimentos metodológicos ancoram-se na abordagem qualitativa alicerçada no estudo de caso, com o auxílio das técnicas de ações empíricas com observação in loco, entrevistas semiestruturada e não-estruturada e rodas de conversa tematizadas, com vistas à coleta de dados. No decorrer da investigação, percebeu-se que a EMCEF Baltazar Teixeira da Silveira é protagonista no estabelecimento das relações entre a Educação do Campo e a Comunidade remanescente quilombola Cerro do Ouro. Também se averiguou que ambas – sujeitos de pesquisa – constituem territorialidades em resistência, haja vista o cenário em que se encontram atualmente, embora a proposta da Educação do campo esteja em construção no fazer pedagógico da escola em estudo, mesmo com os atravessamentos que permeiam o contexto do campo.
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