Determinantes socioeconômicos do consumo de alimentação escolar: uma análise a partir dos dados da PeNSE 2015
Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal estimar e avaliar o efeito de diversos fatores
socioeconômicos na probabilidade de um aluno consumir a alimentação escolar, oferecida nas
escolas públicas. Utilizou-se os dados da Amostra 1 da terceira edição da Pesquisa Nacional de
Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE no ano de 2015. Inicialmente foi realizada uma
análise descritiva do consumo de alimentação escolar, de acordo com as variáveis utilizadas no
modelo econométrico, essa análise demonstrou que apenas 32% dos estudantes consome
regularmente a alimentação oferecida pela escola. O modelo logit estimado mostra que a
probabilidade de consumo da merenda escolar é maior para meninos do que para as meninas,
tende a aumentar com a idade, e tende a diminuir conforme o aumenta o nível socioeconômico
familiar. A probabilidade também é maior para os estudantes da área rural e para os estudantes
de escolas localizadas nos municípios do interior. Esses resultados são importantes para
planejar e implementar estratégias que incentivem o consumo de alimentação escolar.
Coleções
- TCC Ciências Econômicas [135]
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