dc.creator | Oliveira, Luciéle Dias | |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T18:20:27Z | |
dc.date.available | 2021-04-16T18:20:27Z | |
dc.date.issued | 2018-07-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20610 | |
dc.description.abstract | This thesis aimed to analyze the language acquisition, by Language Acquisition
Enunciative Signals (SEAL) of preterm and full term infants, with and without psychic
risk, from three to 24 months. The analysis included correlation and comparison
analyzes between SEAL, the Bayley III Scale and the Denver II Scale, as well as
scripts and signs of psychic risk and prematurity. It was also sought to analyze the
language functioning in children who obtained exclusive delay in language
acquisition, from the comparison of the results obtained with the Bayley III Scale and
SEAL. For the statistical analyzes, a sample of 101 mother-baby dyads was used for
SEAL analysis. This sample was reduced for Bayley III Scale to 45 babies. The
qualitative analysis was proposed for the language functioning of seven babies. As
results of this research, a significant correlation was found between the SEAL and
the traditional protocols, Denver II and Bayley III, although with a higher correlation
coefficient in the case of Bayley III Scale. The correlation and comparison between
SEAL and PREAUT Signs in the first half of the baby's life were significant, as well as
the correlation between the SEAL and the Clinical Inventory of Infant Development
Reference (IRDI) at 18 months and the M- CHAT at 24 months, which shows a
correlation between risk of language acquisition and psychic risk. Also, there was a
significant result in the comparison of SEAL results between term and preterm
babies, showing worse performance in preterm infants. In the qualitative analysis of
seven children data it was observed that the Bayley III Scale and the SEAL are
complementary, however, the SEAL allows us to visualize the maternal factor in the
process of language acquisition, an important data to understand the linguistic
functioning. The results of this thesis allowed to conclude on the clinical value of the
SEAL as a tool for the detection of language acquisition risk, and from its analysis, to
think an initial direction for the intervention, in the construction of a hypothesis of language functioning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fonoaudiologia | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Risco | por |
dc.subject | Prematuridade | por |
dc.subject | Speech and language therapy | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Risk | eng |
dc.subject | Prematurity | eng |
dc.title | Estudo clínico dos sinais enunciativos de aquisição da linguagem: relações com prematuridade e psiquismo nos dois primeiros anos | por |
dc.title.alternative | Clinical study of the language acquisition enuncative signals: relations with prematurity and psyche in the two first years | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese teve como objetivo analisar a aquisição da linguagem, por meio dos
Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL), de bebês prematuros e a
termo, com e sem risco psíquico, dos três aos 24 meses. A análise contou com a
correlação e comparação entre o SEAL, a Escala Bayley III e o Denver II, bem como
a correlação com roteiros e sinais de risco psíquico, e com a variável prematuridade.
Também se buscou analisar o funcionamento de linguagem em crianças que
obtiveram atraso exclusivo na aquisição da linguagem, a partir da comparação dos
resultados obtidos com a Escala Bayley III e os Sinais Enunciativos de Aquisição da
linguagem. Para as análises estatísticas do SEAL, contou-se com uma amostra
inicial de 101 díades mãe-bebê, que variou na análise dos roteiros e reduziu-se para
45 bebês na comparação com a Escala Bayley III aos dois anos. Na análise
qualitativa, propôs-se uma análise do funcionamento de linguagem de sete díades.
Como resultados desta pesquisa, encontrou-se correlação significativa entre o SEAL
e os protocolos tradicionais, Denver II e Bayley III, embora com um coeficiente de
correlação maior com o Bayley III. A correlação e a comparação entre SEAL e Sinais
PREAUT no primeiro semestre de vida do bebê foram significativas, bem como, a
correlação entre o SEAL e o roteiro de Indicadores de Risco/Referência ao
Desenvolvimento Infantil (IRDI) aos 18 meses e o M-CHAT aos 24 meses, o que
demonstra haver correlação entre risco à aquisição da linguagem e risco psíquico.
Ainda, verificou-se resultado significativo na comparação dos resultados do SEAL
entre bebês nascidos a termo e pré-termo, demonstrando desempenho pior nos
bebês prematuros. Na análise qualitativa dos dados de sete bebês, observou-se que
a Escala Bayley III e o SEAL complementam-se, no entanto, o SEAL permite
visualizar o fator materno no processo de aquisição da linguagem, dado importante
para compreender o funcionamento linguístico. Os resultados desta tese permitiram
concluir sobre o valor clínico do SEAL enquanto instrumento de detecção de risco à
aquisição da linguagem, e a partir de sua análise, pensar uma direção inicial para a
intervenção, na construção de uma hipótese de funcionamento de linguagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Paula Ramos de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7859963389320763 | por |
dc.contributor.referee1 | Mezzomo, Carolina Lisbôa | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Fabiana de | |
dc.contributor.referee3 | Chun, Regina Yu Shon | |
dc.contributor.referee4 | Kessler, Themis Maria | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0587769732127549 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Fonoaudiologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |