Mostrar registro simples

dc.creatorTrevisan, Neiva Viera
dc.creatorFraga, Laura Pippi
dc.date.accessioned2021-04-20T18:22:35Z
dc.date.available2021-04-20T18:22:35Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationTrevisan, Neiva Viera ...[et al]. Observação escolar II – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2019.por
dc.identifier.isbn978-85-8341-252-6por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20654
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Ciência da Religiãopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectciência da religiãopor
dc.subjectobservação escolarpor
dc.titleObservação escolar IIpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina Observação Escolar II visa inserir o estudante do curso de Ciências da Religião na prática do contexto educativo, procurando conhecer a sua realidade em termos da amplitude e a complexidade das questões pedagógicas que emergem das inter-relações entre o docente como ser humano, o ambiente e o conhecimento. Os objetivos são: a) Compreender a amplitude e a complexidade das questões pedagógicas que emergem das interrelações entre o humano, o ambiente e o conhecimento; b) Criar situações que favoreçam ao acadêmico a compreensão da autonomia, inclusão e criação como vetores do ensino. A abordagem dos conteúdos opera a partir de posturas metodológicas oriundas das diferentes correntes pedagógicas e implicações na aprendizagem. Procura, assim, a sua compreensão fundamentada na mediação, inclusão, criação e na articulação entre ensino e aprendizagem. Pretende-se perguntar, além disso, se existe somente uma identidade ou múltiplas identidades de professor, por exemplo. E qual a identidade mais comum do professor, com a qual ele trabalha no ambiente da escola. No entanto, para abordar estas questões, em um primeiro momento, procura debater a gestão da docência em situações de ensino. E, para isso, é importante partir da observação sobre a realidade da Escola e do Projeto Pedagógico como norteador das suas atividades pedagógicas. Nesse aspecto, será importante observar as concepções de Projeto Pedagógico, os seus fundamentos, bem como a sua articulação com o cotidiano escolar. No segundo momento, fará uma incursão pelos Documentos da Escola: Regimento Escolar, Plano de Estudos, Gestão e dinâmica pedagógica da escola, Equipe Gestora da Escola e o Conselho Escolar. A terceira unidade propõe criar situações que favoreçam ao acadêmico a compreensão da docência, suas funções, identidade pessoal e profissional, formação inicial e continuada do ponto de vista do estudo a respeito dos saberes da profissão. A forma como será realizada a abordagem da identidade profissional do professor nesta e nas próximas unidades será do ponto de vista da Etnografia. Na quarta unidade, será realizada uma discussão a partir do universo das crenças do professor a respeito de sua identidade. Na quinta unidade, serão debatidos os desafios da educação contemporânea e suas relações entre currículo e cultura. A sexta unidade vai enfocar a gestão-docência em situações de ensinar e aprender, com especial ênfase aos saberes do afeto, bem como a relação de interdependência entre os espaços de ensino e a instituição educativa. A última unidade procurará discutir a dinâmica do professor reflexivo na perspectiva da formação cultural do ser humano. No decorrer da disciplina será preciso dialogar sobre contextos educativos - formais ou não formais -, processos formativos, ambientes escolares, educação básica e docência; enfim, de vários aspectos da vida escolar. Procurar-se-á conhecer e compreender como se estruturam os diferentes contextos formativos por meio da sua investigação/ observação, do estudo descritivo e interpretativo dos diversos aspectos constitutivos da educação básica, de modo a permitir ao estudante de Ciências da Religião posicionar- -se criticamente perante essa realidade, procurando desenvolver uma atitude reflexiva e responsável, visando uma formação integral do processo ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto