dc.description.resumo | A disciplina Observação Escolar II visa inserir o estudante do curso de Ciências
da Religião na prática do contexto educativo, procurando conhecer a sua realidade em termos da amplitude e a complexidade das questões pedagógicas que
emergem das inter-relações entre o docente como ser humano, o ambiente e o
conhecimento. Os objetivos são: a) Compreender a amplitude e a complexidade
das questões pedagógicas que emergem das interrelações entre o humano, o ambiente e o conhecimento; b) Criar situações que favoreçam ao acadêmico a compreensão da autonomia, inclusão e criação como vetores do ensino. A abordagem
dos conteúdos opera a partir de posturas metodológicas oriundas das diferentes
correntes pedagógicas e implicações na aprendizagem.
Procura, assim, a sua compreensão fundamentada na mediação, inclusão,
criação e na articulação entre ensino e aprendizagem. Pretende-se perguntar,
além disso, se existe somente uma identidade ou múltiplas identidades de professor, por exemplo. E qual a identidade mais comum do professor, com a qual ele
trabalha no ambiente da escola. No entanto, para abordar estas questões, em um
primeiro momento, procura debater a gestão da docência em situações de ensino.
E, para isso, é importante partir da observação sobre a realidade da Escola e do
Projeto Pedagógico como norteador das suas atividades pedagógicas.
Nesse aspecto, será importante observar as concepções de Projeto Pedagógico,
os seus fundamentos, bem como a sua articulação com o cotidiano escolar. No
segundo momento, fará uma incursão pelos Documentos da Escola: Regimento
Escolar, Plano de Estudos, Gestão e dinâmica pedagógica da escola, Equipe Gestora da Escola e o Conselho Escolar.
A terceira unidade propõe criar situações que favoreçam ao acadêmico a compreensão da docência, suas funções, identidade pessoal e profissional, formação
inicial e continuada do ponto de vista do estudo a respeito dos saberes da profissão. A forma como será realizada a abordagem da identidade profissional do
professor nesta e nas próximas unidades será do ponto de vista da Etnografia.
Na quarta unidade, será realizada uma discussão a partir do universo das crenças do professor a respeito de sua identidade. Na quinta unidade, serão debatidos
os desafios da educação contemporânea e suas relações entre currículo e cultura.
A sexta unidade vai enfocar a gestão-docência em situações de ensinar e aprender,
com especial ênfase aos saberes do afeto, bem como a relação de interdependência entre os espaços de ensino e a instituição educativa. A última unidade procurará discutir
a dinâmica do professor reflexivo na perspectiva da formação cultural do ser humano.
No decorrer da disciplina será preciso dialogar sobre contextos educativos - formais
ou não formais -, processos formativos, ambientes escolares, educação básica e docência; enfim, de vários aspectos da vida escolar. Procurar-se-á conhecer e compreender
como se estruturam os diferentes contextos formativos por meio da sua investigação/
observação, do estudo descritivo e interpretativo dos diversos aspectos constitutivos da
educação básica, de modo a permitir ao estudante de Ciências da Religião posicionar-
-se criticamente perante essa realidade, procurando desenvolver uma atitude reflexiva
e responsável, visando uma formação integral do processo ensino e aprendizagem. | por |