Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Maritê de
dc.date.accessioned2021-04-22T10:08:40Z
dc.date.available2021-04-22T10:08:40Z
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20662
dc.description.abstractAmong the existing barriers in rural schools, possibly, is the use of technologies as an educational tool. The analyses proposed here is how Information and Communication Technology (ICT) are applied in rural schools, without the necessary use of the internet. Because in the rural environment often does not have the facility to access the internet, the computer science laboratory in schools ends up being forgotten and unused, causing the students to want to study in the urban schools. To better understand this context, the main goal of this study is to recognize the effects of the training of educators and students of a rural school in relation to the possibilities of using information and communication technologies beyond the use of the Internet. The research was conducted at the Escola de Ensino Fundamental São José, a rural school in the municipality of Santa Rosa, in the northwest region of the state of Rio Grande do Sul. It was a qualitative research, through the research-action methodology. The data collection was through a semi-structured interview with the school's management team, educators, and students. In addition, a training workshop was offered to the students of the seventh, eighth and ninth grades of the school and to the educators for these classes with the purpose of suggesting a way of using technology without the use of the internet, through the technique of stop-motion animation, with the use of resources such as a cell phone or a camera, and a computer. In this way, the student is involved in an animated technique, which at the same time can be seen as a teaching and learning tool, contributing to the knowledge and involvement of students with the content developed in the classroom by educators. The results obtained during this study were gradual. It has demonstrated the importance of research and the impact on their field of study. This has allowed changes and improvements in a certain location and the public that lives in the same. The presented dissertation was developed in the Post-Graduate Program in Educational Technologies in Network of the Federal University of Santa Maria, level of Professional Masters, under the Area of Concentration of Educational Technologies in Network for Innovation and Democratization of Education, in the Research Line for the Development of Network Educational Technologies. The product generated is an artistic production through the technique of animation Stop Motioneng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação no campopor
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopor
dc.subjectStop motionpor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.titleStop motion na sala de aula: utilizando fotografias em movimento como estratégia de construção do conhecimento em uma escola do campo de Santa Rosa - RSpor
dc.title.alternativeStop motion in the classroom: the use of moving pictures as a strategy of knowledge construction in a rural school in Santa Rosa – RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPensando nas dificuldades existentes nas escolas do campo, dentre as quais, possivelmente, encontra-se o uso das tecnologias como ferramenta educacional, sem a necessária utilização da internet, surgiu a proposta de uma análise de como são utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola do campo. Pelo fato de muitas vezes o meio rural não ter a facilidade de acesso à internet, o laboratório de informática das escolas acaba ficando esquecido e inutilizado, fazendo com que os educandos queiram estudar nas escolas da cidade. Para compreender melhor este contexto, o objetivo geral da pesquisa foi de entender os efeitos da capacitação de educadores e educandos de uma escola do campo em relação às possibilidades de utilização das tecnologias da informação e comunicação para além do uso da internet. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental São José, uma escola do campo do município de Santa Rosa, região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foi uma pesquisa qualitativa, no formato de pesquisa-ação, onde a coleta de dados deu-se através de entrevista semiestruturada com a equipe diretiva, educadores e educandos da escola. Além disso, foi oferecida uma oficina de capacitação aos educandos do sétimo, oitavo e nono anos da escola e aos educadores destas turmas, com o intuito de propor uma forma de utilização de tecnologia sem o uso da internet, através da técnica de animação Stop Motion, com o uso de recursos como um celular ou uma máquina fotográfica, e de um computador. Desta forma, o educando envolve-se com uma técnica animada, que ao mesmo tempo pode ser vista como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, contribuindo para o conhecimento e envolvimento dos educandos com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula pelos educadores. Os resultados obtidos ao longo desse estudo foram gradativos e demonstraram a importância da pesquisa e o impacto que a mesma tem em seu campo de estudo, possibilitando mudanças e melhorias em um determinado local e o público que convive e frequenta o mesmo. A dissertação de mestrado apresentada foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, nível de Mestrado Profissional, sob a Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede; e gerou como produto uma produção artística através da técnica de animação Stop Motion.por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486004582806497por
dc.contributor.referee1Cancelier, Janete Webler
dc.contributor.referee2Wizniewky, José Geraldo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6906593783007245por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International