Mostrar registro simples

dc.creatorRamos, André Gonçalves
dc.date.accessioned2021-04-29T13:01:12Z
dc.date.available2021-04-29T13:01:12Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20722
dc.description.abstractAll those who worked and still work with teaching and learning of Portuguese language in East Timor have certainly faced a number of particularities and specificities that make their work practice unique in the universe of teaching practices. My brief experience as a L2 Portuguesespeaking teacher in this country has motivated me to produce a research that systematically focused on the characteristics of the Timorese L2 (second language) Portuguese learner's interlanguage and that could in some way contribute to the development of this theoreticalpractical area. The environmental and circumstantial conditions led us to the possible cut, establishing as main objective the investigation of characteristics of usage of verbs in Portuguese language interlanguage of young Timorese over time, considered three distinct moments of production. To execute this research, we adopted the theoretical framework based on Psycholinguistics, more specifically in the field of Second Language Acquisition (ELLIS, 1997), with Interlanguage concept (SELINKER, 1972), and we used Error Analysis (CORDER, 1967; SANTOS GARGALLO, 2004) as a methodological basis. This type of analysis allowed the disclosure of several characteristic traits of the Interlanguage, which, in large part, evidenced the agreement between subject, verb, and usage of tenses and verb modes as of great difficulty for the participants, representing a challenge for the acquisition of the Portuguese language as L2.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAquisição de segundas línguaspor
dc.subjectInterlínguapor
dc.subjectPortuguês L2por
dc.subjectTimor-Lestepor
dc.subjectSecond language acquisitioneng
dc.subjectPortuguese L2eng
dc.subjectEast Timoreng
dc.subjectInterlanguageeng
dc.titleA aquisição do verbo na interlíngua escrita de timorenses universitários aprendizes de português L2por
dc.title.alternativeThe acquisition of the verb in the written interlanguage of university timorense learners of portuguese L2eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoTodos aqueles que atuaram e atuam no ensino-aprendizagem de língua portuguesa em Timor- Leste certamente já se depararam com uma série de particularidades e especificidades, que tornam sua prática de trabalho única no universo das práticas de ensino. Minha breve experiência como docente de língua portuguesa L2 nesse país me motivou a produzir uma pesquisa que focasse, de forma sistemática, as características da interlíngua de timorenses aprendizes de português L2 e que pudesse de alguma forma contribuir com o desenvolvimento dessa área teórico-prática. As condições ambientais e circunstanciais nos levaram ao recorte possível, estabelecendo como objetivo principal a investigação de características do uso de verbos na interlíngua escrita de língua portuguesa de jovens timorenses ao longo do tempo, considerados três momentos distintos de produção. Para realizar esta pesquisa, adotamos o referencial teórico pautado na área da Psicolinguística, mais especificamente no campo da Aquisição de Segundas Línguas (ELLIS, 1997), com conceito de Interlíngua (SELINKER, 1972), e usamos a Análise de Erros (CORDER, 1967; SANTOS GARGALLO, 2004) como base metodológica. Esse tipo de análise possibilitou a revelação de diversos traços característicos da interlíngua, que, em grande parte, evidenciaram a concordância entre sujeito e verbo e o emprego dos tempos e modos verbais como de grande dificuldade para os participantes, representando um verdadeiro desafio para a aquisição da língua portuguesa como L2.por
dc.contributor.advisor1Marchesan, Maria Tereza Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214558523776194por
dc.contributor.referee1Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.referee2Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri
dc.contributor.referee3Fialho, Vanessa Ribas
dc.contributor.referee4Schneider, Vitor Jochims
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9031946242853369por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International