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dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorPredebon, Camila Fronza
dc.date.accessioned2021-04-29T20:58:38Z
dc.date.available2021-04-29T20:58:38Z
dc.date.issued2021-02-17
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationPREDEBON, C. F. Ressignificando a prática de ensino em tempo de pandemia covid19. 2021. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20735
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRessignificando a prática de ensino em tempo de pandemia Covid19por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado obrigatório nos Anos Inicias, do Curso de graduação de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, da Universidade Federal de Santa Maria. O ponto de partida é o aprendizado enquanto estudante na etapa de formação inicial, sendo este um momento onde a teoria e a prática seguem no mesmo patamar. O processo de construção das aprendizagens traz consigo um grande desafio: o ensino remoto, aliado ao processo de formação docente no Curso de Pedagogia. A metodologia utilizada para realizar este estudo é do tipo qualitativa, tendo por base relatos de experiências de como foi realizado o processo de Estágio Obrigatório nos Anos Iniciais, num período de ensino remoto nas instituições de ensino (UFSM, Escola Pública). Para tanto, foram definidos como objetivos específicos: analisar as legislações pertinentes a este período de ensino remoto, refletir sobre o processo de prática realizada nos estágios e analisar todo o processo de regência vivenciado no período de estágio obrigatório. Os eixos teóricos que fundamentam este estudo são as discussões temáticas dos autores: Freire (2004 e 2016), Zabala (1998), Pimenta e Lima (2004), entre outros. Após as observações e participações das atividades realizadas durante a prática de regência no Anos Iniciais numa turma de quarto ano, utilizando vários recursos tecnológicos e priorizando as áreas do conhecimentos definidas na Base Nacional Comum Curricular BNCC, Brasil (2018) e também seguindo as recomendações da Resolução Municipal quanto ao Currículo Emergencial em tempos de Pandemia, conclui-se que o estágio obrigatório no processo inicial da formação de professores possibilita a vivência de experiências inovadoras, contribuindo com o processo de aprendizagem das crianças dentro do período vivenciado. Felizmente nada supera o ensino presencial, o toque, o carinho, as interações, que fazem muita falta para todos. Portanto, nós temos que ser protagonistas desse momento para garantirmos a educação pública, e de qualidade, inovando e se unindo, repensando toda a forma de ensinar. Precisamos nos reinventar, ressignificar a formação inicial de professores, pois não sabemos se no futuro poderão haver novos enfrentamentos e adaptações no processo de ensino e aprendizagem, então nada melhor do que nesse momento de estágio nos desafiarmos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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