Comunicação humana, saúde e interdisciplinaridade: análise das percepções de estagiários e de docentes da fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional
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Data
2018-07-16Primeiro membro da banca
Delboni, Miriam Cabrera Corvelo
Segundo membro da banca
Chun, Regina Yu Shon
Metadata
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Objetivo: Analisar como estagiários e docentes de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, das Instituições de Ensino Superior (IES) do município de Santa Maria/RS, percebem a comunicação humana, bem como identificar a compreensão desses a respeito do trabalho interdisciplinar e transdisciplinar junto a pessoas com distúrbios da comunicação. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A população investigada foi composta por estagiários e docentes das IES (públicas e privadas) das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos, do município de Santa Maria. Após anuência dos responsáveis institucionais, optou-se por utilizar uma amostra de conveniência e uma quantidade paritária de sujeitos em cada categoria profissional. Desse modo, a pesquisa envolveu seis discentes e seis docentes de cada um dos três núcleos, totalizando 36 participantes. Os dados foram coletados de agosto de 2017 a abril de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas. Para interpretação e análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados são apresentados e discutidos em dois artigos: 1) “Distúrbios da Comunicação: percepções de estagiários da Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional” que apreendeu o entendimento de discentes desses núcleos profissionais, a respeito da comunicação humana e do trabalho em equipe. Os participantes destacaram as diversas maneiras de comunicação; porém os estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional afirmaram que a temática tem sido pouco trabalhada em seus cursos, o que ocasiona insegurança, frustração e ansiedade ao acompanharem sujeitos com alteração de linguagem. Sobre o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade não foram definidas com exatidão; 2) “Trabalho em Equipe e Comunicação Humana: a percepção de docentes de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional” ocupou-se do conhecimento e da experiência dos docentes, das referidas áreas, acerca do trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, bem como analisou a concepção dos mesmos sobre comunicação humana. Quanto à inter e transdisciplinaridade, constataram-se dúvida dos profissionais, especialmente no que tange o trabalho transdiciplinar. Por outro lado, todas as docentes reconheceram que nenhum núcleo é individualmente resolutivo na atenção à saúde e que, quando frente a sujeitos com distúrbios da comunicação, consideram em suas práticas tanto a comunicação verbal, quanto a não verbal. Conclusão: Estagiários e docentes apresentaram concordância em relação ao conceito de comunicação, destacando as diversas maneiras de expressão/interpretação. Os participantes demonstraram dúvidas em relação ao conceito de inter e transdicisplinaridade, alegando que são abordagens pouco discutidas e praticadas durante a formação profissional. Este estudo revelou que convém implementar currículos integrados e dinâmicos, que possibilitem a integração, no mínimo, entre os núcleos profissionais aqui abordados e o debate de temáticas como comunicação humana, abordagens grupais e trabalho em equipe, a fim de se aprimorar a formação e a assistência humanizada em saúde.
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