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dc.creatorBeschoren, Nagele Fatica
dc.date.accessioned2021-05-06T18:04:20Z
dc.date.available2021-05-06T18:04:20Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20802
dc.description.abstractThe communication of difficult news is part of the daily life of health professionals and is one of the most complex areas in the context of interpersonal relationships. Most of the time, the health professional is the first to know the difficult news and each one, within his field of action, will face a moment of coexistence of this type of communication during the hospitalization of the patient. The understanding of the difficult news is a continuous movement, both of the assimilation of the current situation, and of the formulation of questions. Nurses play an important role in the integrality of care, since they accompany the patient during hospitalization and it is increasingly necessary to learn to live together with the psychosocial involvement generated by the difficult news. Therefore, this research aimed to understand how the nursing of the Intensive Cardiology Unit of a teaching hospital in the interior of Rio Grande do Sul deals daily with the repercussion of the communication of difficult news to patients. The research had a qualitative, descriptive and exploratory approach. The data were obtained through a semi-structured interview with the 07 nurses of the unit. Likewise, 30-day non-participant observation of the routine work of this same team was performed in the 03 shifts of inpatient care. Content analysis was based on Bardin's proposal, following the theoretical-methodological considerations of Turato. The study concluded that although the research and literature on the role of nurses in the process of communicating difficult news are still scarce, the importance of these professionals' performance is increasingly recognized when faced with such a situation. Dealing with this type of news is a delicate task that impacts not only the patient, but also the team, which has its own reactions and sufferings. Therefore, in order to develop and improve the skills to handle the repercussions of difficult news, it is necessary to provide instruction and orientation in nursing graduation, as well as institutional spaces for sharing, reflection and continuing education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectNotícias difíceispor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectUnidade intensivapor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectDifficult newseng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectIntensive uniteng
dc.titleA convivência da enfermagem de uma unidade de cardiologia intensiva com a comunicação de notícias difíceispor
dc.title.alternativeThe coexistence of the nursing of an intensive cardiology unit with the communication of difficult newseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA comunicação de notícias difíceis faz parte do cotidiano dos profissionais de saúde e constitui-se uma das áreas mais complexas no contexto das relações interpessoais. Na maioria das vezes, o profissional de saúde é o primeiro a conhecer a notícia difícil e cada um, dentro de seu campo de atuação, deparar-se-á com um momento de convivência desse tipo de comunicação durante a internação hospitalar do paciente. A compreensão da notícia difícil é um movimento contínuo, tanto da assimilação da situação atual, quanto da formulação de questionamentos. Os enfermeiros têm um papel importante na integralidade do cuidado, pois acompanham o paciente durante a hospitalização e cada vez mais se faz necessário aprender a conviver adequadamente com o envolvimento psicossocial gerado pela notícia difícil. Para isso, essa pesquisa teve como objetivo compreender como a enfermagem da Unidade de Cardiologia Intensiva de um hospital escola do interior do Rio Grande do Sul lida cotidianamente com a repercussão da comunicação de notícias difíceis aos doentes. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada com as 07 enfermeiras da referida unidade. Igualmente, foi realizado observação não-participante por 30 dias, da rotina de trabalho dessa mesma equipe nos 03 turnos de atendimento aos pacientes internados. A análise de conteúdo embasou-se na proposta de Bardin, seguindo as considerações teórico-metodológicas de Turato. O estudo concluiu que apesar das pesquisas e da literatura sobre o papel do enfermeiro no processo de comunicação das notícias difíceis ainda serem escassas, cada vez mais é reconhecida a importância da atuação desses profissionais ao depararem-se com tal situação. Lidar com esse tipo de notícia é uma tarefa delicada que não impacta somente o paciente, mas também a equipe, que tem suas próprias reações e sofrimentos. Portanto, para que sejam desenvolvidas e aprimoradas as habilidades para manejar as repercussões das notícias difíceis, é necessário que seja oportunizada instrução e orientação na graduação de enfermagem, além de espaços institucionais de compartilhamento, reflexão e educação continuadapor
dc.contributor.advisor1Velho, Maria Teresa Aquino de Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3242426873145535por
dc.contributor.referee1Quintana, Alberto Manuel
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Bettinelli, Luiz Antônio
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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