A utilização do acesso remoto no processo de ensino de projetos de arquitetura
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-10Primeiro coorientador
Barin, Cláudia Smaniotto
Primeiro membro da banca
Rocha , Isabel Amalia Medero
Segundo membro da banca
Vilanova , Luciano Caldeira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As aulas de Projeto ou Atelier são os momentos de análise crítica dos trabalhos dos estudantes nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo. O ato de orientar os projetos, quando os alunos buscam informações para qualificar e desenvolver suas criações, acontece de forma presencial, e em grandes grupos. Diante desse contexto, a presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEPT-UFSM), propôs a utilização de um ambiente virtual de ensino, permitindo a individualização de um espaço onde os alunos, junto com o professor orientador, passam a ser os agentes de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento de maneira sólida e coerente. Este ambiente não substituiu os encontros presenciais, responsáveis pela socialização dos indivíduos, mas serviu como complementação destes momentos, aumentando os espaços e tempos disponibilizados para o ato da orientação, tornando mais fluída a comunicação entre orientador e orientandos. Para viabilizar esse ambiente virtual, utilizou uma Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de acesso remoto já existente no mercado como apoio ao processo de ensino. O TeamViewer® é um software gratuito, para uso não comercial e disponível para diversas plataformas, que permite aos usuários acessar remotamente os computadores, transmitir apresentações, realizar reuniões on-line e compartilhar as telas de seus computadores, além de colaborar e trocar experiências. Este trabalho foi desenvolvido junto a uma Instituição Privada de Ensino de Santa Maria e contou com a participação de 23 alunos, inscritos na disciplina de Trabalho de Conclusão I e II, e orientados pelo autor da pesquisa.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: