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dc.creatorBohrer, João Ernesto Teixeira
dc.date.accessioned2021-05-07T13:12:08Z
dc.date.available2021-05-07T13:12:08Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20813
dc.description.abstractThe Project or Atelier classes are the moments of critical analysis of the students' projects in the Architecture and Urbanism Courses. The act of guiding projects, when students seek information to qualify and develop their creations, takes place in the classroom and in large groups. In this context, this research, developed in the Master's Program in Professional and Technological Education at the Federal University of Santa Maria (PPGEPT-UFSM), proposed the use of a virtual teaching environment, allowing the individualization of a space where the students, along with the mentor teacher, become the agents of their own learning, building their knowledge in a solid and coherent way. This environment did not replace the face-to-face meetings, responsible for the socialization of individuals, but operated as a complement to these moments, increasing the spaces and times available for the orientation act, making the communication between the mentor teacher and the mentees more fluid. To make this virtual environment feasible, it used a remote access Information and Communication Technology (ICT), already available in the market, to support the teaching process. TeamViewer® is a free, non-commercial, cross-platform software that allows users to remotely access their computers, stream presentations, hold online meetings, share their computer screens, and collaborate and exchange experiences. This work was developed in a Private Educational Institution, in the city of Santa Maria, RS, and involved 23 students, enrolled in the discipline of Course Completion Work I and II, and mentored by the research author.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectAcesso remotopor
dc.subjectFerramenta de ensinopor
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectRemote accesseng
dc.subjectTeaching tooleng
dc.subjectArchitectureeng
dc.titleA utilização do acesso remoto no processo de ensino de projetos de arquiteturapor
dc.title.alternativeThe use of remote access in the process of architectural project teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs aulas de Projeto ou Atelier são os momentos de análise crítica dos trabalhos dos estudantes nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo. O ato de orientar os projetos, quando os alunos buscam informações para qualificar e desenvolver suas criações, acontece de forma presencial, e em grandes grupos. Diante desse contexto, a presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEPT-UFSM), propôs a utilização de um ambiente virtual de ensino, permitindo a individualização de um espaço onde os alunos, junto com o professor orientador, passam a ser os agentes de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento de maneira sólida e coerente. Este ambiente não substituiu os encontros presenciais, responsáveis pela socialização dos indivíduos, mas serviu como complementação destes momentos, aumentando os espaços e tempos disponibilizados para o ato da orientação, tornando mais fluída a comunicação entre orientador e orientandos. Para viabilizar esse ambiente virtual, utilizou uma Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de acesso remoto já existente no mercado como apoio ao processo de ensino. O TeamViewer® é um software gratuito, para uso não comercial e disponível para diversas plataformas, que permite aos usuários acessar remotamente os computadores, transmitir apresentações, realizar reuniões on-line e compartilhar as telas de seus computadores, além de colaborar e trocar experiências. Este trabalho foi desenvolvido junto a uma Instituição Privada de Ensino de Santa Maria e contou com a participação de 23 alunos, inscritos na disciplina de Trabalho de Conclusão I e II, e orientados pelo autor da pesquisa.por
dc.contributor.advisor1Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.contributor.advisor-co1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee1Rocha , Isabel Amalia Medero
dc.contributor.referee2Vilanova , Luciano Caldeira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0399871372793521por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


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